A Norrsken House Barcelona celebra o seu primeiro ano como catalisador do ecossistema de impacto da Europa

  • Servimedia
  • 30 Outubro 2024

Desde a sua inauguração, o maior hub de impacto e tecnologia do continente já conta com mais de 140 startups, 280 empresas e uma série de empresas de capital de risco e aceleradoras.

A fundação sueca sem fins lucrativos Norrsken está a celebrar o seu primeiro ano em Barcelona com o objetivo de continuar a avançar com a sua missão de “ligar os empresários aos recursos, conhecimentos e redes de que necessitam, e impulsionar negócios que contribuam para tornar este mundo um lugar melhor”.

Com uma comunidade de 1200 membros, a Norrsken House Barcelona afirmou-se como o hub tecnológico e de impacto da Europa e emergiu como um ecossistema que já está a impulsionar o crescimento de mais de 140 startups e 280 empresas, que coabitam com cerca de vinte empresas de capital de risco e aceleradores.

Para além de acolher mais de 15.000 visitantes ─ alguns deles da estatura do fundador do Skype e da Atomico, Niklas Zenström, ou de Ana Patrícia Botín ─ e 244 eventos, a Norrsken House Barcelona surgiu neste primeiro ano de atividade como um catalisador de iniciativas de impacto, que conseguiram angariar mais de 30 milhões de euros.

É o caso da Mitiga Solutions, a primeira plataforma científica global para o risco climático, que conta já com cinquenta empregados e angariou 8 milhões de euros desde que se juntou ao hub; da Cooltra, líder em mobilidade sustentável na Europa, com mais de 60 empregados e que angariou 22 milhões de euros na sua última ronda de financiamento; ou de empresas emergentes no domínio das energias limpas e da conservação dos oceanos, como a Ocean Ecostructures e a Delfos Energy, que angariaram 2 milhões de euros e 4,5 milhões de euros, respetivamente, nas suas duas últimas rondas.

Neste contexto, empresas de capital de risco como a M-Ventures, com 600 milhões de euros na sua carteira; Kompas VC, (160 milhões de euros); LUMO (100 milhões de euros); Spintop Ventures (30 milhões de euros) ou o family-office da Evergreen, Blink VC, desempenham um papel crucial no ecossistema Norrsken na capital catalã. Através de aceleradores como o S2Xpeed, o Zubi Labs e o Bitesize Ventures, estes fundos de impacto fornecem as ferramentas e os recursos necessários de que as empresas em fase de arranque precisam para inovar e crescer.

“Trata-se de ter um impacto positivo, social ou ambiental, para que possamos crescer dentro dos limites das fronteiras planetárias e não para além delas. O nosso objetivo é promover soluções em áreas como as tecnologias climáticas, os cuidados de saúde, a biotecnologia e outros setores emergentes. Para tal, criamos ecossistemas para empresas em fase de arranque, como este em Barcelona, ou os que temos em Estocolmo e Kigali, onde as empresas em fase de arranque, os investidores e os facilitadores colaboram entre si”, explica Marc Jordana, Diretor Executivo da Norrsken House Barcelona.

A fundação sueca enfrenta agora novos desafios em Barcelona, como continuar a construir pontes, tanto com as principais entidades locais (ACCIÓ, Barcelona Ativa…) como com o resto dos ecossistemas das principais cidades europeias; atrair novos investidores internacionais para a capital catalã; desbloquear novas oportunidades para novos fundadores; e inspirar novas gerações a iniciar projetos de impacto. “Queremos ver o talento escolher este novo tipo de negócio, onde existe um elevado potencial de crescimento e um objetivo significativo”, acrescenta Jordana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Norrsken House Barcelona celebra o seu primeiro ano como catalisador do ecossistema de impacto da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião