Sporting oficializa saída do treinador Rúben Amorim para o Manchester United
Manchester United oficializou contratação do treinador português, aceitando pagar 11 milhões de euros ao Sporting pela rescisão. Deve continuar ao leme dos "leões" mais três jogos.
É oficial: Rúben Amorim vai deixar os comandos do Sporting para passar a treinar o Manchester United, confirmaram os dois clubes esta sexta-feira, praticamente em simultâneo. Deverá manter-se ao leme do Sporting por apenas mais três jogos.
Numa publicação na rede social X, o Manchester United escreveu: “It’s done [está feito]. Bem-vindo ao Manchester United, Rúben Amorim.” Rúben Amorim será head coach, mas só assumirá a função no dia 11 de novembro, condicionado à obtenção de visto de trabalho, segundo um comunicado do clube.
Tweet from @manutd
Instantes depois, o Sporting confirmou a mesma informação num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário, acrescentando mais detalhes.
“A Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC com relação aos termos e condições da saída do treinador Rúben Amorim”, lê-se no comunicado, indicando que a SAD leonina irá receber dos ingleses o pagamento de 11 milhões de euros como “contrapartida”.
“Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de 1.658.000 euros relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação”, acrescenta o Sporting.
O Rúben é um dos mais excitantes e mais conceituados treinadores jovens do futebol europeu.
O anúncio da saída acontece no dia em que o Sporting defrontará em casa o Estrela da Amadora, pelas 20h15, num jogo a contar para a 10.º jornada do campeonato, ainda com Amorim ao leme. Atualmente, os “leões” ocupam a primeira posição na tabela, acumulando 27 pontos, a três pontos de distância do FC Porto, tendo vencido todos os nove jogos.
O Sporting de Rúben Amorim também defrontará o Manchester City na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. O treinador ainda guiará a equipa principal por mais um jogo, contra o SC Braga, partida que está marcada para dia 10 de novembro.
Rúben Amorim, conhecido adepto do clube rival Benfica, tem sido o treinador do Sporting desde março de 2020 e conseguiu devolver as glórias ao clube, com a conquista do título de campeão nacional logo em 2020/2021, algo que não acontecia desde a época de 2001/2002. Viria a repetir o feito em 2023/2024.
Em reação à contratação, o Manchester United, que continuará a ser orientado por Ruud van Nistelrooy até à chegada do português, enalteceu os palmarés de Rúben Amorim: “O Rúben é um dos mais excitantes e mais conceituados treinadores jovens do futebol europeu. Altamente condecorado enquanto jogador e treinador, os seus títulos incluem ter vencido a Primeira Liga duas vezes em Portugal com o Sporting, uma delas o primeiro título do clube em 19 anos.”
(Notícia atualizada pela última vez às 12h48)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sporting oficializa saída do treinador Rúben Amorim para o Manchester United
{{ noCommentsLabel }}