O exercício físico reduz o risco de cancro da próstata até 30%

  • Servimedia
  • 5 Novembro 2024

O exercício físico reduz o risco de cancro da próstata razão pela qual a Sociedade Espanhola de Oncologia Médica (SEOM), juntamente com outras associações, lançou a campanha “Moving for Life”.

A campanha foi promovida pela SEOM, pela Associação de Cancro da Próstata (Ancap) e pela Bayer, com o apoio da Associação Espanhola de Urologia (AEU) e da Sociedade Espanhola de Oncologia Radiológica (SEOR), com o objetivo de sensibilizar para o impacto positivo do desporto na recuperação e no bem-estar das pessoas com esta doença.

A apresentação desta campanha contou com a presença do treinador Toni Nadal, patrono honorário da iniciativa, apoiado por outras figuras de destaque do desporto espanhol, como Javier Martín, campeão mundial de duatlo 2024; Luis León Sánchez, ciclista e campeão espanhol de contrarrelógio, e Isabel Piralkova, jogadora espanhola de pólo aquático e medalha de ouro em Paris 2024.

De acordo com os dados da SEOM, o exercício físico é um instrumento fundamental para reduzir a mortalidade específica por cancro em quase 20% e tem o potencial de reduzir o risco de vários tipos de cancro, incluindo o cancro da próstata, em até 30%.

De facto, a atividade física em doentes recentemente diagnosticados melhora a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes afetados.

O CANCRO MAIS FREQUENTEMENTE DIAGNOSTICADO

A este respeito, o médico oncologista do Complexo Hospitalar Universitário da Corunha, Dr. Víctor Sacristán, do Grupo SEOM de Exercício e Cancro, sublinhou que “em 2024, o cancro da próstata será o cancro mais diagnosticado nos homens em Espanha, com cerca de 30.000 casos. Sabemos que a atividade física reduz a incidência deste cancro e das suas variantes mais agressivas, melhora a tolerância ao tratamento e reduz o risco de recidiva.

Além disso, acrescentou, “ajuda a atenuar os efeitos da terapia de privação de androgénio e de outros tratamentos, como os novos agentes hormonais, a quimioterapia ou a radioterapia, melhorando a qualidade de vida dos doentes. Por isso, dar visibilidade ao cancro da próstata e à importância do exercício físico com o apoio de atletas profissionais é um grande exemplo para a população e para os doentes.

César Comuñas, vice-presidente da Ancap, afirmou que “a iniciativa ‘Moving for Life’ é uma excelente oportunidade para sensibilizar a sociedade para a importância da deteção precoce e da prevenção do cancro da próstata. A promoção do exercício e da saúde ativa é fundamental”.

CANCRO DA PRÓSTATA

O cancro da próstata é o tipo de cancro mais frequente nos homens em Espanha, representando cerca de 20% do total de casos, e a terceira causa de morte relacionada com o cancro nos homens, a seguir ao cancro do pulmão e do cólon. Um dos seus principais fatores de risco é a idade, uma vez que é mais frequente em indivíduos com mais de 65 anos de idade.

Embora nas suas fases iniciais possa não apresentar sintomas, à medida que progride pode causar problemas urinários e dores na pélvis ou nas costas, entre outros. A deteção precoce e o tratamento adequado são cruciais para melhorar os resultados dos pacientes, uma vez que até 90% dos casos têm um bom prognóstico.

A este respeito, o representante do exercício e do cancro na Plataforma de Doentes da SEOR e oncologista de radioterapia do Hospital La Fe de Valência, Dr. Miguel Ángel Berenguer Francés, salientou que a radioterapia representa uma ferramenta fundamental no tratamento e melhor prognóstico do cancro da próstata, “especialmente quando utilizada em combinação com outras abordagens, como o exercício físico”.

RADIOTERAPIA

De facto, acrescentou, “a atividade física pode atenuar alguns efeitos secundários da radioterapia, melhorar a resposta do sistema imunitário e reforçar a saúde geral do doente, o que promove uma melhor tolerância ao tratamento e reduz o risco de complicações a longo prazo”.

Por fim, a diretora do gabinete de doentes da AEU e chefe do Serviço de Urologia Corporativa do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, Dra. Carmen González Enguita, referiu que a AEU promove uma abordagem proativa para promover o diagnóstico precoce do cancro da próstata, apostando na sensibilização e consciencialização da população masculina em Espanha.

“Através de campanhas de informação como esta e da colaboração com os centros de saúde, promovemos a importância dos check-ups regulares, especialmente em homens com mais de 50 anos e entre 40 e 45 anos, nos casos com antecedentes familiares de cancro da próstata ou portadores de mutações genéticas conhecidas, uma vez que o diagnóstico precoce faz uma grande diferença na abordagem multidisciplinar e integral do doente e, sobretudo, nas taxas de cura da doença”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O exercício físico reduz o risco de cancro da próstata até 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião