L’Oréal Portugal abraça diversidade geracional. Um quarto dos trabalhadores tem mais de 50 anos

L'Oréal tem feito esforço para rejuvenescer quadros, mas garante valorizar experiência. É isso que destaca numa nova campanha multimeios internacional, que tem como pilar os recursos humanos.

Ainda que tenha milhares de vagas abertas para jovens, a L’Oréal, pela voz da sua diretora de relações humanas, Sara Silva, defende que é a combinação de juventude e experiência que cria um “ambiente dinâmico e de alto desempenho“, daí que uma fatia significativa dos seus trabalhadores (24%, no caso do ramo português) tenha hoje mais de 50 anos. Ao ECO, a responsável sublinha que a diversidade geracional é cada vez mais relevante, em declarações no âmbito do lançamento de uma nova campanha multimeios que tem os recursos humanos como pilar.

“Na L’Oréal em Portugal, 24% dos nossos colaboradores (excluindo estágios) têm mais de 50 anos. Acreditamos que uma força de trabalho diversificada, incluindo pessoas experientes, traz uma riqueza de conhecimento e perspetivas que enriquece as nossas equipas e impulsiona a inovação“, afirma Sara Silva.

A diretora de relações humanas da L’Oréal Portuga frisa que até 2035 “metade da população da Europa terá mais de 45 anos“, pelo que esta gigante da beleza está empenhada em ser uma empresa onde “todos têm lugar, independentemente da idade ou experiência“.

“Com o mercado de trabalho a tornar-se cada vez mais multigeracional é essencial reconhecer e valorizar as contribuições únicas que cada geração traz para o ambiente de trabalho”, acrescenta ainda a mesma, que detalha que os mais jovens trazem “novas perspetivas, fluência digital e vontade de aprender” enquanto os mais experientes contribuem “com experiência valiosa, conhecimento institucional e redes estabelecidas”.

Com o mercado de trabalho a tornar-se cada vez mais multigeracional é essencial reconhecer e valorizar as contribuições únicas que cada geração traz para o ambiente de trabalho.

Sara Silva

Diretora de relações humanas da L’Oréal em Portugal

Esta colaboração intergeracional fomenta a mentoria, a transferência de conhecimento e uma abordagem equilibrada à resolução de problemas“, declara.

A fatia considerável de empregados com mais de 50 anos (são mais de 13 mil em todo o mundo) é, de resto, um dos números que a L’Oréal decidiu destacar na sua nova campanha multimeios (Youtube, televisão e outdoor) internacional, que tem como pilar os recursos humanos. Outro é o total de vagas abertas para jovens: 25 mil para profissionais abaixo dos 30 anos.

Questionada sobre quantas destas oportunidades estão disponíveis em Portugal, Sara Silva avança que nos dez meses e meio que 2024 já leve o ramo luso da L’Oréal recrutou 55 profissionais com menos de 30 anos, dos quais 33 para estágios.

“O número específico de vagas em aberto em Portugal varia consoante as necessidades atuais do negócio. Nesta fase final do ano, estamos a preparar o início de 2025 e temos cinco vagas a preencher até ao final do ano“, indica a responsável.

A diretora de recursos humanos argumenta ainda que a L’Oréal Portugal tem um “papel importante na ‘exportação‘ do melhor talento, principalmente para Espanha e França“. “Somos uma escola de talento em beleza e promovemos estes desafios além-fronteiras. Oferecemos mentoria, estágios e programas de formação concebidos para capacitar a próxima geração de líderes a nível mundial“, avança a mesma.

Sara Silva é diretora de relações humanas da L’Oréal Portugal.

Quanto aos jovens, a diretora de relações humanas assevera, assim, que os estágios em Portugal podem servir como porta para trabalhar noutros países, sendo que a taxa de conversão dessas primeiras experiências em contratos de trabalho ronda hoje os 80% na L’Oréal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

L’Oréal Portugal abraça diversidade geracional. Um quarto dos trabalhadores tem mais de 50 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião