Católica é a universidade portuguesa mais empreendedora
O número de antigos alunos de universidades que fundaram startups subiu 42%. Montante gerado, até ao momento, por startups fundadas por alumni das universidades do Top 10, supera os 11 mil milhões.
A Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior em Portugal com mais empreendedores entre os seus antigos alunos, revela o “Portugal’s Entrepreneurial University Ranking”, da Startup Portugal.
“Lançámos este ranking com o intuito de divulgar o empreendedorismo universitário e incentivar uma crescente adoção de projetos inovadores nos seus programas curriculares”, explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, citado em comunicado, sobre a análise que já vai na sua terceira edição.
Em relação ao ranking do ano passado, a Universidade Católica Portuguesa sobe um lugar e a Universidade de Lisboa dois, ocupando o primeiro e segundo lugares, respetivamente. A Universidade do Porto, que desce duas posições em relação à edição do ano passado, fecha o top 3. Universidade NOVA de Lisboa (desce uma posição) e o ISCTE (mantém posição) completam o Top 5.
Para este estudo foram utilizados os dados da plataforma Dealroom, que indicam, pelo menos, 2.333 alumni founders distribuídos pelas 10 melhores instituições de ensino superior em Portugal, uma subida média de 42% face ao ano passado. Foram analisadas mais de 60 instituições de ensino.
Ao nível de investimento, o montante gerado até ao momento por startups fundadas por alumni das universidades do Top 10, supera os 11 mil milhões de euros. A Universidade de Lisboa lidera com cerca de 3 mil milhões, seguida pela NOVA Lisboa, com cerca de 2 mil milhões, e pela Universidade do Porto, a rondar os 1,5 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Católica é a universidade portuguesa mais empreendedora
{{ noCommentsLabel }}