Depois do Senado, Partido Republicano conquista maioria na Câmara dos Representantes
A câmara baixa do Congresso norte-americano mantém-se em mãos republicanas, o que, a par com o controlo do Senado, dá amplos poderes a Trump para implementar a sua agenda a partir da Casa Branca.
Depois de ter vencido a corrida à Casa Branca e recuperado o controlo do Senado, o Partido Republicano conseguiu também manter a maioria dos 435 lugares da Câmara dos Representantes, avança a imprensa norte-americana.
A contagem dos votos ainda decorre em alguns estados, mas o Grand Old Party (GOP) – como também é conhecido o Partido Republicano – já tem pelo menos 218 deputados na câmara baixa do Congresso norte-americano, com 435 assentos, segundo uma projeção da Edison Research citada pela Reuters. A projeção da CNN também dá a vitória aos republicanos, bem como a da CBS News, que aponta para pelo menos 211 assentos para os democratas, embora ainda haja lugares por atribuir.
No Senado, em que só um terço dos lugares foi a votos, ainda está em disputa um assento. Porém, a derrota do Partido Democrata na Virgínia Ocidental e no Ohio permitiu aos republicanos recuperar o controlo da câmara alta, que tinham perdido em 2020, garantindo pelo menos 52 dos 100 lugares.
O controlo das duas câmaras do Congresso deixa Donald Trump, eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, mais próximo de poder implementar a sua agenda, além de poder ampliar a maioria conservadora de juízes do Supremo Tribunal de Justiça se alguma das três juízas nomeadas por democratas se aposentar durante o seu mandato presidencial – a mais velha, Sonia Sotomayor, tem 70 anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depois do Senado, Partido Republicano conquista maioria na Câmara dos Representantes
{{ noCommentsLabel }}