CES alerta para eventual perda de poder de compra dos pensionistas no próximo ano
Conselho Económico e Social considera que não há garantia de que a atualização regular das pensões não leve à perda de poder de compra.
O Conselho Económico e Social (CES) alertou esta quinta-feira que os pensionistas poderão perder poder de compra no próximo ano com a atualização regular da atualização das pensões prevista na lei, bem como as famílias devido ao impacto das taxas de juro.
A posição foi transmitida numa audição parlamentar no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) pelo relator do parecer do CES à proposta, João Carlos Aguiar Teixeira, que acompanhou o presidente da instituição, Luís Pais Antunes.
João Carlos Aguiar Teixeira destacou que o OE2025 prevê atualização das pensões segundo as regras em vigor, “mas não haverá garantia de que as mesmas não continuarão a perder poder de compra”.
O relator do parecer do CES defendeu a “valorização de todas as pensões”, alertado que o atual sistema atualização penaliza alguns pensionistas, “nomeadamente os que têm maiores valores de pensão e que geralmente têm maior carreira contributiva”.
Alertou ainda que “apesar da recuperação de poder de compra” das famílias ainda “haverá alguns problemas para as famílias e para as empresas devido às taxas de juros“.
Numa audição em que os representantes do CES praticamente se limitaram a reproduzir o que consta do parecer da instituição que junta as confederações patronais e os sindicatos, o relator assinalou ainda que a atual definição de programas orçamentais “não é a mais adequada para a transparência e escrutínio do exercício orçamental, dado que não permite a identificação da despesa pela classificação orgânica e que só aquando da discussão na especialidade os diversos ministros detalham a informação orçamental relevante”.
Neste sentido, apontou como exemplo o Programa Orçamental da Saúde, que de acordo com o parecer “não permite perspetivar quais as dotações e a evolução da conta do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
O parecer do CES foi aprovado esta semana em plenário do organismo, com o voto contra da CGTP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CES alerta para eventual perda de poder de compra dos pensionistas no próximo ano
{{ noCommentsLabel }}