Número de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina caiu 90%, garante Montenegro
O primeiro-ministro garantiu que as medidas aplicadas pelo Executivo têm permitido aumentar o número de professores, reduzindo a percentagem de alunos sem aulas.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu esta sexta-feira que o número de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina baixou 90% face ao último ano letivo. O líder do Executivo justificou a melhoria com as medidas avançadas pelo Governo, que têm permitido aumentar o número de professores disponíveis.
“Vamos acolher mais 200 novos docentes no Algarve e mais 1.000 na região Lisboa, o que contribui de forma muito significativa para a diminuição do impacto face ao ano anterior”, permitindo “chegar ao final do primeiro período com uma diminuição do número de alunos sem professor pelo menos a uma disciplina de 90%“, adiantou Montenegro, a falar aos jornalistas após a visita a uma escola em Lisboa.
O primeiro-ministro reforçou que era uma meta “muito ambiciosa” do Governo, mas neste momento já se verifica uma 89% de diminuição do número de alunos sem aulas pelo menos a uma disciplina.
As declarações do líder do Executivo vão ao encontro de uma notícia do Expresso desta sexta-feira, que adianta que há, atualmente, 2.338 alunos que ainda não tiveram aulas a pelo menos uma disciplina, o que representa uma diminuição de 90% face aos quase 21 mil que se mantinham nessa situação no final do 1.º período do ano passado.
Montenegro apontou os apoios lançados pelo Governo aos professores, realçando “o lançamento do concurso extraordinário, apoios à deslocação, apoios para acolher novos docentes”, medidas que permitiram aumentar o número de professores na escola pública.
Mas a notícia avançada esta sexta-feira pelo Expresso surge depois de o Diário de Notícias ter escrito esta semana que, até agora, as medidas extraordinárias ainda só reduziram em 10% o número de alunos sem aulas, citando especialistas e diretores escolares, que se queixavam de que as medidas anunciadas pelo Governo ainda não teriam surtido o efeito desejado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina caiu 90%, garante Montenegro
{{ noCommentsLabel }}