Grupo Esseco notifica Autoridade da Concorrência sobre intenção de comprar Ercros

  • Lusa
  • 15:51

Os italianos da Esseco, que lançaram uma oferta concorrente à da Bondalti sobre a espanhola Ercros, também receberam luz verde do Governo de Sánchez à operação.

O grupo Esseco, uma multinacional italiana da área química e de alimentação animal, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da intenção de avançar com a aquisição da espanhola Ercros, cuja compra está a disputar com a portuguesa Bondalti.

“A operação de concentração consiste na aquisição, pela Esseco Industrial S.p.A., do controlo exclusivo sobre a Ercros, S.A.”, lê-se numa nota enviada à Autoridade da Concorrência, que detalhou ainda que o regulador recebeu, em 19 de novembro de 2024, a notificação prévia desta operação de concentração de empresas, depois de a empresa italiana também ter recebido luz verde do Governo espanhol à operação.

De acordo com a AdC, a Esseco é “uma subsidiária do Grupo Esseco S.p.A., um grupo industrial multinacional sediado em Itália, com três unidades de negócio principais”.

A empresa conta assim com a “divisão industrial, especializada na produção de cloro-álcali e de sais inorgânicos provenientes de enxofre, sódio, potássio e amoníaco”, a “divisão de enologia, especializada no desenvolvimento, fabrico e distribuição de produtos químicos e biotecnologias para a indústria vinícola, incluindo metabissulfitos de potássio e poliaspartato de potássio”, e “a divisão de alimentação animal, especializada na produção de aditivos para alimentação animal”.

Por sua vez, a Ercros tem “sede em Espanha, com atividade centrada no fabrico e comercialização de produtos para as indústrias química, farmacêutica, veterinária, agroquímica e alimentar”.

Segundo a AdC, a Ercros está organizada em três áreas principais de atividade”: a “divisão de derivados de cloro”, a de “produtos químicos intermédios” e a de “produtos farmacêuticos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Esseco notifica Autoridade da Concorrência sobre intenção de comprar Ercros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião