EDP denuncia mudança de centenas de contratos sem autorização do cliente por mês
A Endesa admite "situações pontuais" de transferência de contratos sem autorização do cliente. O regulador reconhece a prática, mas não aponta números ou empresas em concreto.
A EDP afirma que todos os meses tem recebido denúncias de cerca de 100 clientes que passam por situações de mudança de contrato sem terem dado qualquer autorização para que exista esta transferência, avança o Observador.
Num caso acompanhado pelo referido jornal, a cliente acusa a empresa de ter “acedido indevidamente” aos seus dados pessoais — nome, morada e número de identificação fiscal — para celebrar dois “contratos abusivos”, tendo sido surpreendida pela informação de troca de utilizador.
A Endesa confirmou o caso, e admite “situações pontuais” neste âmbito, e explica que este caso concreto “pode estar relacionado com as entidades com que colabora na captação de clientes”. Em oposição, a EDP afirma que estes casos são “infelizmente, recorrentes” e envolvem diferentes empresas do setor.
Já a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos diz ter conhecimento de casos de práticas comerciais “desleais” e “mudanças involuntárias”, mas não avança um número concreto nem que empresas são alvo de denúncias.
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