Estrangeiros investiram mil milhões no imobiliário português durante o verão
Investimento direto estrangeiro em Portugal cresceu 33% durante o terceiro trimestre. No final de setembro, o stock de IDE representava 70% do PIB português (196,5 mil milhões de euros).
O investimento direto estrangeiro (IDE) em Portugal ascendeu a 5,6 mil milhões de euros durante o terceiro trimestre deste ano, o que equivale a um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado sobretudo pelos europeus (4,8 mil milhões).
De acordo com os dados publicados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP), neste valor relativo às transações de IDE em julho, agosto e setembro estão incluídos mil milhões de euros referentes a investimento imobiliário.
Nos três meses fortes do verão, detalha ainda a nota de informação estatística, os rendimentos de IDE pagos a não residentes totalizaram 4,1 mil milhões de euros, superando em 300 milhões de euros o montante gerado no período homólogo.
Por outro lado, as transações de investimento direto de Portugal no exterior (IPE) dispararam 65% no terceiro trimestre, para 3,3 mil milhões de euros, com o BdP a destacar o “investimento realizado por investidores portugueses em entidades residentes em países do continente europeu”.
No final de setembro, o stock de investimento direto do exterior representava 70% do PIB português (196,5 mil milhões de euros), ao passo que o montante aplicado pelos operadores portugueses no estrangeiro equivalia a 26% do PIB (71,5 mil milhões de euros).
“Desde 2008 que ambos os stocks têm aumentado, embora a ritmos diferentes: o IDE mais do que duplicou entre o final de 2008 e o terceiro trimestre de 2024, enquanto o IPE cresceu 32%. Quando medidos em percentagem do PIB, o peso do IDE aumentou 25 pontos percentuais, mas o peso do IPE reduziu-se quatro pontos percentuais”, contabiliza o BdP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estrangeiros investiram mil milhões no imobiliário português durante o verão
{{ noCommentsLabel }}