Salários nos seguros sobem abaixo da inflação

A consultora de recursos humanos Michael Page revelou os principais dados sobre salários e condições nas médias e grandes empresas de seguros em Portugal. Veja quanto se ganha em principais funções.

A flexibilidade com modelos de trabalho híbridos continua a ser uma opção importante no recrutamento de quadros para as grandes e médias empresas de seguros em Portugal, revelou o relatório Estudos de Remuneração 2025 agora divulgado pela Michael Page, consultora de recursos humanos com área especializada no setor liderada por Inês Paes de Vasconcelos. Segundo a consultora registou-se um aumento generalizado dos pacotes salariais para todas as funções, embora não tenha acompanhado a inflação.

Avançando com um exemplo, refere que as remunerações para funções técnicas como a de Gestor de Sinistros começam nos 17 mil euros (na zona do Porto) até 68 mil para o Atuário Sénior na zona de Lisboa. Nas funções de negócio, um Diretor Comercial Brokers pode auferir até 120 mil euros, na zona de Lisboa.

As funções mais procuradas continuam a ser a de técnicos de Risco e Solvência II, especialistas nas novas normas IFRS 17, PMO (project management na área seguradora), Underwriter (subscritores de risco) e Atuários.

Em geral, destaca-se uma tendência de procura de profissionais na área financeira, nomeadamente, com skills a nível de risco, planeamento e análise financeira, e planeamento e controlo de gestão. Consolidaram-se as áreas de Transformação e Inovação, Desenvolvimento de Negócio, Parcerias Employee Benefits e Gestão de Projetos. O Digital foi também uma área de destaque, com enfoque em ferramentas de Inteligências Artificial (IA), afirma a Michael Page.

Ao nível de áreas técnicas, mantém-se a tendência nas áreas de Subscrição, Sinistros, Data Analytics e Atuariado.

O Investimento na área de Human Resources, numa vertente estratégica, também foi visível na maioria das organizações, com vista a trabalhar liderança, cultura e, deste modo, atuar sobre a retenção de talento.

Os Atuários e subscritores de riscos estão entre os melhor remunerados nos cargos indicados pela Michael Page:

Fonte: Michael Page, Estudos de Salários 2025.

A Michael Page assinala que os valores de faturação ou crescimento correspondem a 2024 ao período compreendido entre janeiro e outubro, na área da Grande Lisboa e Grande Porto. A consultora explica que o estudo de remuneração apresentado foi realizado “graças ao conhecimento do mercado e à constante relação com clientes e candidato”.

“A informação contida neste estudo é o resultado de uma análise empírica de três fontes de informação diferentes: base de dados, perfis de candidatos e clientes e publicação de anúncios na imprensa e na internet, sobre 16 setores”, acrescentando que “o estudo reflete as tendências do mercado de trabalho de quadros médios e superiores em grandes empresas e não a média geral do mercado português”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários nos seguros sobem abaixo da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião