Ministro da Educação admite que números de alunos sem aulas não são fiáveis

  • ECO
  • 20:00

Depois de ter anunciado uma redução de 90% do número de alunos sem professor a pelo menos uma disciplina, o ministro Fernando Alexandre diz agora que os dados não são fiáveis.

O Ministério da Educação admite que os números de alunos sem aulas que divulgou publicamente afinal não são fiáveis, com o ministro Fernando Alexandre a lamentar ter partilhado dados que apontavam uma redução de 90% dos alunos sem professor a uma disciplina, adianta o jornal Expresso (acesso pago).

O mesmo jornal noticiou na semana passada que havia 2.238 alunos que ainda não tinham tido aulas a pelo menos uma disciplina desde o início do ano letivo, o que corresponderia a uma redução de 90% face aos 21 mil em idêntico período de 2023/24, de acordo com as contas apresentados pelo ministro.

O valor foi contestado pela oposição, nomeadamente pelo anterior ministro da pasta, João Costa, que tinha dados contraditórios que havia recebido dos serviços.

Confrontado com dados contraditórios, o MECI [Ministério da Educação, Ciência e Inovação] considerou não existir fiabilidade na informação prestada pelos serviços sobre o ano letivo de 2023/24, colocando em causa o rigor de todos os dados que têm vindo a público, incluindo o valor de referência escolhido pelo Governo para a avaliação do efeito das suas medidas, assim como os dados divulgados pelo ex-ministro João Costa”, refere agora o ministério.

Fernando Alexandre, citado pelo jornal, lamentou ter indicado aquele dado e que se tivesse o conhecimento que tem hoje, não o teria feito. “Confesso que já não acredito nestes números [fornecidos pela DGEstE]. Para mim deixaram de ter validade. Simplesmente não são credíveis”, disse o ministro.

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