Galp conclui “com sucesso” nova fase de testes na Namíbia

A Galp e os seus parceiros registam "sucesso" no processo de testes da terceira perfuração que levaram a cabo no complexo de petróleo da Namíbia.

A Galp concluiu “com sucesso” mais uma fase de testes na exploração que detém a Namíbia, na qual “confirma a extensão e qualidade” detetadas anteriormente.

A Galp e os seus parceiros registam “sucesso” no processo de testes da terceira perfuração que levaram a cabo no complexo de petróleo da Namíbia, lê-se no comunicado publicado esta sexta-feira na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Em conjunto com as descobertas de Mopane-1X e Mopane-2X, esta avaliação confirma a extensão e qualidade” detetada em testes anteriores, na primeira e segunda perfurações.

A Galp e os seus parceiros vão continuar a analisar e integrar todos os novos dados, ao mesmo tempo que progridem com as atividades”, lê-se no comunicado. Estas atividades incluem a exploração e avaliação através de perfurações e métodos sísmicos. Estes novos testes deverão ter lugar a partir de dezembro deste ano, indica o comunicado.

Foi apenas no início deste ano que a Galp reuniu provas mais concretas de que as reservas que detinha na Namíbia poderiam traduzir-se num investimento lucrativo. Em janeiro, a empresa descobriu petróleo leve na bacia de Orange, ficando a faltar dados sobre a viabilidade comercial. Esses dados chegaram no passado mês de abril: a Galp estima de conseguir extrair 10 mil milhões de barris de petróleo, ou até mais, deste complexo.

De momento, a Galp é detentora de 80% do complexo, sendo os restantes 20% detidos pela Corporação Nacional do Petróleo da Namíbia (NAMCOR) e a Custos Energy. Para já, a Galp afirma que quer ficar com a fatia dos 80% por inteiro.

Em oposição, a empresa parece estar a desinteressar-se pelos projetos mais ligados à transição energética, depois de, esta semana, ter anunciado que iria cancelar os planos para a construção de uma refinaria de lítio em Setúbal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp conclui “com sucesso” nova fase de testes na Namíbia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião