Aprovado dividendo extra de 9 cêntimos na Corticeira Amorim, pago a partir de 18 de dezembro

Assembleia geral aprova dividendo extraordinário bruto de 9 cêntimos por ação proposto pela administração liderada por António Rios de Amorim, uma tradição iniciada pela empresa em 2012.

A assembleia geral da Corticeira Amorim aprovou esta segunda-feira o pagamento de um dividendo extraordinário bruto de 9 cêntimos por ação, proposto pela administração da empresa.

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa liderada por António Rios de Amorim confirmou que o valor será colocado à disposição dos acionistas a partir do dia 18 de dezembro e será processado “através da Central de Valores Mobiliários, sendo agente pagador o Banco BPI”.

A Corticeira Amorim iniciou esta tradição de pagar este dividendo extraordinário em 2012, tendo sido apenas interrompida durante a pandemia. Os acionistas que “não tenham ainda procedido à conversão das suas ações tituladas em ações escriturais não poderão exercer o respetivo direito a dividendos até que efetuem a referida conversão, sendo tais dividendos pagos logo que efetuada a conversão”, salienta.

“Os senhores acionistas, para efeitos de isenção, dispensa de retenção na fonte ou redução da taxa de retenção na fonte de IRS ou de IRC, deverão fazer prova dos factos de que dependem as referidas exceções, até ao dia do início do pagamento dos dividendos, junto do intermediário em que se encontram registadas as respetivas ações”, acrescenta na mesma nota.

A Corticeira Amorim fechou os primeiros nove meses deste ano com lucros de 47,8 milhões de euros, uma redução de 28,6% face ao período homólogo. O grupo de Santa Maria da Feira reportou ainda uma quebra de 4,8% nas vendas até setembro, para 726,2 milhões de euros, assinalando que os resultados foram “penalizados também pela inclusão de custos não-recorrentes (5,3 milhões) bem como pelo aumento dos encargos financeiros em consequência do maior endividamento médio”.

Apesar de a atividade continuar condicionada pela baixa visibilidade e pela pressão sobre os volumes, e a rentabilidade afetada pelos elevados preços de consumo de cortiça, o CEO e presidente da empresa assegurou ao mercado que “estas adversidades não constituem um obstáculo à ambição de garantir uma gestão eficiente dos recursos e de continuar a crescer no futuro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aprovado dividendo extra de 9 cêntimos na Corticeira Amorim, pago a partir de 18 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião