PER bate recordes em França. Lei indústria verde traz otimismo

  • ECO Seguros
  • 3 Dezembro 2024

A instabilidade política e económica está a acelerar a subscrição de seguros PER e abrem-se novas possibilidades de investimento de ativos com a nova Lei 'Indústria Verde', em vigor desde novembro.

Após o recorde em setembro, as contribuições para seguros de vida em França voltaram a atingir um novo pico em outubro, registando um aumento de 5% em relação ao ano anterior, mais 700 milhões de euros em relação a outubro de 2023, revelou a France Assureurs, federação que reúne 254 seguradoras, mútuas e sucursais de companhias estrangeiras representando 99% do mercado francês.

Segundo a federação, as contribuições para seguros de vida atingiram novamente um nível recorde de 15 mil milhões de euros para um mês de outubro, somando com uma coleta líquida (recebimentos deduzidos de pagamentos) de 2,9 mil milhões de euros, alcançando esse patamar pela primeira vez em 15 anos em um mês de outubro.

Desde o início do ano, a coleta líquida totalizou 24,2 mil milhões de euros, tendo as as contribuições em suporte em euros cresceram 11%, enquanto as em unit-linked tiveram recuo de 3%. A participação na produção de produtos unit-linked é de 38% no acumulado do ano.

PER securitário continua a crescer

O Plan d’Épargne Retraite Assurantiel (PER securitário), lançado em 2019 continua a ganhar adeptos em França com uma coleta líquida a aumentar 18% em relação ao mesmo mês do ano anterior, alcançando mais 954 milhões de euros.

Em outubro de 2024, as contribuições para o PER securitário cresceram 24% em relação ao mesmo mês do ano anterior, arrecadando mais 1.195 milhões de euros com 90.100 novos segurados. Desde o início do ano, a coleta líquida acumulou 6.097 milhões de euros. No final de outubro de 2024, o PER contava com 6,6 milhões de segurados e um total de 88,2 mil milhões de euros em ativos, dos quais 44% correspondem a unidades de conta.

O PER securitário tem atraído cada vez mais investidores na França devido à sua flexibilidade, benefícios fiscais e maior simplicidade sendo comercializados exclusivamente por seguradoras, o que o diferencia de outros tipos de PER, que também são oferecidos por bancos ou gestoras de ativos.

Está focado na reforma e oferece vantagens fiscais, entre estas está a possibilidade de deduzir até 10% do rendimento coletável até ao limite de 35 mil euros por ano em IR (o IRS francês). Os fundos podem ser retirados para reforma através de uma renda vitalícia ou capital único, sendo possível em casos excecionais, como aquisição da primeira residência principal, aceder aos recursos antes da reforma.

Lei Indústria Verde promete maior apetite por PPR

O total de ativos de seguros de vida atingiu 1.975 mil milhões de euros no final de outubro de 2024, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. “A Lei ‘Indústria Verde’, em vigor desde o mês passado, facilitará o acesso a ativos não cotados em seguros de vida e no PER, reforçando a atratividade desses produtos para investidores e seu papel no financiamento das empresas”, comentou Paul Esmein, diretor-geral da France Assureurs.

Em França, os investimentos em ativos dos fundos dos seguros de vida estão fortemente concentradas em empresas e títulos, com uma parte significativa direcionada para ações, obrigações e imobiliário. De acordo com dados recentes, divulgados pela France Assureurs, aproximadamente 63,8% dos ativos são investidos em títulos de empresas, sendo 23,3% em ações, 35,3% em obrigações e 5,2% em imobiliário. As obrigações soberanas representam cerca de 23,5% dos investimentos dos seguros de vida​.

No caso das unit-linked (UC) 83,2% dos investimentos são alocados em títulos de empresas, com a maior parte em ações (54,5%), seguida por obrigações (22,6%) e imobiliário (6,1%).

Paul Esmein conclui que “o mês de outubro de 2024 permitiu ao mercado francês de seguros de vida alcançar níveis históricos, demonstrando mais uma vez o compromisso dos franceses com este produto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PER bate recordes em França. Lei indústria verde traz otimismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião