Angela Merkel apresenta as suas memórias no Auditório da RBA em Barcelona e reflete sobre o seu legado
Mais de 450 convidados entre os quais uma ampla representação das instituições e da sociedade civil e cultural, assistiram à apresentação do livro que gerou grande expectativa até chegar às livrarias.
O Auditório da RBA acolheu a apresentação de “Liberdade”, o livro de memórias em que Angela Merkel retrata a sua vida e o seu percurso político, desde a infância até aos seus mandatos como chefe do Estado alemão, e em que, ao longo das suas 800 páginas, defende o seu legado, as suas decisões, os princípios que a nortearam e a sua ideia de Europa num contexto global.
Publicado em espanhol pela RBA, Barcelona foi o cenário escolhido para o livro, que se insere na digressão mundial que a antiga líder está atualmente a realizar em vários países.
Em “Liberdade”, Merkel procura retratar, de forma clara, perspicaz e humana, como aquela menina que cresceu na República Democrática Alemã (RDA) acabou por se tornar a mulher com o cargo mais poderoso da Alemanha reunificada durante dezasseis anos. Duas vidas que são, de facto, uma só e cuja segunda parte não seria compreendida sem a primeira.
Durante uma conversa com a correspondente do La Vanguardia na Alemanha, María-Paz López, Angela Merkel passou em revista alguns dos temas centrais da sua obra, que escolheu, como escreve no prólogo, para facilitar a compreensão do funcionamento da política e dos mecanismos que a orientam.
A antiga chanceler recordou o que marcou um ponto de viragem no seu tempo à frente do Estado alemão e o que a levou a escrever o livro para que não fossem outros a explicar e interpretar o que aconteceu na noite de 4 de setembro de 2015, quando decidiu não impedir a passagem de refugiados, na sua maioria sírios, que chegavam da Hungria à fronteira germano-austríaca. Para Merkel, esta decisão marcou um ponto de viragem, e ela quis contar em “Liberdade” as razões dessa decisão, a sua ideia de Europa e de globalização.
Ao longo do livro, a autora convida-nos a refletir sobre a importância do conceito de liberdade, que é o título do livro. Angela Merkel recorda-nos que a liberdade exige condições democráticas, o Estado de direito e a defesa dos direitos humanos, e exorta-nos a preservá-la daqueles que a ameaçam.
GRANDE EXPECTATIVA
A apresentação do livro contou com uma grande presença institucional, incluindo o presidente da Câmara de Barcelona, Jaume Collboni; os vereadores Jaume Duch, Albert Dalmau e Ramon Espadaler; os antigos presidentes José Montilla, Artur Mas e Jordi Pujol, e uma grande representação de deputados e personalidades do mundo empresarial catalão. O Presidente da Generalitat, Salvador Illa, saudou o antigo Chanceler num breve encontro antes do início da apresentação no auditório, onde o Presidente da RBA, Ricardo Rodrigo, atuou como anfitrião.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Angela Merkel apresenta as suas memórias no Auditório da RBA em Barcelona e reflete sobre o seu legado
{{ noCommentsLabel }}