Unicredit reforça participação no Commerzbank para 28%
Banco italiano continua a reforçar no rival alemão, apesar da oposição de Berlim. BCE tem de responder até março se autoriza o Unicredit a comprar quase 30% do Commerzbank.
O Unicredit reforçou a sua posição no Commerzbank para 28%, aumentando a expectativa de uma oferta de aquisição italiana sobre o banco alemão, apesar da forte oposição ao negócio da parte da Alemanha, incluindo do governo.
Em setembro, o banco italiano solicitou autorização ao Banco Central Europeu (BCE) para aumentar a sua posição para 29,9%, abaixo da fasquia dos 30% a partir da qual é obrigado a lançar uma OPA, de acordo com a lei alemã. Na altura adquiriu mais 11,5% do Commerzbank através de contratos derivados.
Atualmente, o Unicredit detém uma participação direta de 9% no banco alemão e uma posição adicional de 18,5% através de derivados após o reforço anunciado esta quarta-feira.
“A posição [no Commerzbank] continua a ser neste momento apenas um investimento e não tem qualquer impacto na oferta pública de troca com o Banco BPM”, salientou o Unicredit em comunicado.
“Este movimento reforça a visão do Unicredit de que existe valor substancial dentro do Commerzbank que precisa de ser cristalizado”, acrescentou a instituição italiana.
O Unicredit adiantou ainda que o processo formal de aprovação regulamentar por parte do BCE para aumentar a sua participação de 10% para perto de 30% já foi “ativado” depois de “ter apresentado as informações necessárias” junto do regulador bancário.
O BCE terá agora de decidir sobre esta operação num prazo de 60 dias, que pode ser prorrogado por mais 30 dias, sendo expectável que haja uma decisão final até “meados de março”, segundo revelou uma fonte próxima do assunto ao Financial Times.
Há cerca de um mês, o Unicredit lançou uma oferta sobre o BPM no valor de dez mil milhões de euros e está sob pressão para aumentar a contrapartida que tem implícito um desconto de 14% face ao preço das ações do banco rival.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Unicredit reforça participação no Commerzbank para 28%
{{ noCommentsLabel }}