EDP recebe 700 milhões do BEI para projetos de renováveis e expansão da rede elétrica no Sul da Europa

O financiamento será usado para projetos solares fotovoltaicos e eólicos terrestres da EDP Renováveis em Portugal, Espanha e Itália, e modernizar redes de eletricidade na Península Ibérica.

A EDP e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram dois empréstimos, no valor de 700 milhões de euros, para financiar o lançamento de projetos energéticos da EDP Renováveis em Espanha, Portugal e Itália, bem como a expansão e modernização das redes de distribuição de eletricidade da EDP em Espanha e Portugal.

O primeiro empréstimo, de 500 milhões de euros, constitui a primeira parcela de um empréstimo-quadro verde aprovado no montante de 900 milhões de euros para impulsionar a produção de energia renovável na Europa através do lançamento de projetos solares fotovoltaicos e eólicos terrestres da EDP Renováveis em Portugal, Espanha e Itália, representando cada país cerca de um terço da capacidade instalada total planeada de 1.943 MW, explica a empresa em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, as novas instalações fornecerão energia verde equivalente ao consumo médio anual de energia de mais de um milhão de agregados familiares, sendo que o projeto inclui a instalação de potencialmente 1.559 MW de capacidade fotovoltaica e 384 MW de capacidade eólica em terra entre 2024 e 2026. “A operação contribui para o objetivo da EDP de aumentar em 18 GW a capacidade renovável até 2026“, explica a empresa.

Já o segundo empréstimo de 200 milhões de euros constitui a primeira parcela de um empréstimo-quadro aprovado no montante de 800 milhões para financiar a expansão, o desenvolvimento e a digitalização das redes de distribuição de eletricidade da EDP em Espanha e Portugal.

“O projeto responderá ao crescimento da procura e da produção renovável distribuída e melhorará a resiliência das redes de distribuição. Entre outras atividades, incluirá a modernização de infraestruturas críticas, incluindo a renovação e a expansão de linhas aéreas e cabos subterrâneos, a modernização de subestações e transformadores e a implementação de soluções digitais, nomeadamente contadores inteligentes”, detalha o comunicado, adiantando que este investimento irá permitir uma gestão mais inteligente da energia, reduzindo as perdas na rede e facilitando a integração de fontes de energia renováveis.

“Estes empréstimos relançam o relacionamento de longo prazo entre a EDP e o BEI e estão em total consonância com a política financeira do Grupo de alargar a maturidade média da sua carteira de dívida, reforçando a sua flexibilidade financeira”, afirmou Rui Teixeira, CFO do Grupo EDP.

O administrador com o pelouro financeiro da elétrica destaca ainda que “o apoio do BEI permitir-nos-á continuar a impulsionar a implantação das energias renováveis, a reforçar as redes de distribuição e a concretizar a nossa visão de um planeta mais sustentável”.

Já Nuno Ascenso Pires, chefe da divisão de operações de crédito do BEI em Portugal refere que “o Banco Europeu de Investimento tem a maior satisfação em apoiar a EDP nos seus esforços para aumentar a produção de energia renovável e expandir as redes de distribuição na Europa”. “Estes projetos ajudarão a acelerar a transição ecológica da Europa, que constitui um objetivo estratégico da União Europeia. Os projetos contribuirão ainda para reduzir a dependência da Europa face às importações de combustíveis fósseis, aumentando assim a segurança energética“, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP recebe 700 milhões do BEI para projetos de renováveis e expansão da rede elétrica no Sul da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião