Preço da eletricidade vai continuar a descer em 2025, garante ministra do Ambiente

  • ECO
  • 23 Dezembro 2024

A ministra do Ambiente garante que o preço da eletricidade vai continuar a descer nos próximos anos e assume que os critérios de atribuição da tarifa social da eletricidade poderão ser ponderados.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, garante que o preço da eletricidade vai continuar a descer nos próximos anos. Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, assume que os critérios de atribuição da tarifa social da eletricidade, que passa a abranger menos pessoas em 2025, poderão ser ponderados.

Apesar da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ter definido que os preços da eletricidade no mercado regulado vão aumentar 2,1% em janeiro, a descida do IVA e das tarifas de acesso às redes levam a que as faturas da luz acabem por descer em 2025. Maria da Graça Carvalho assume que o preço é “mais justo” e que “se não houver sobressaltos” a tendência de decréscimo das faturas da luz “vai continuar nos próximos anos”.

A ministra do Ambiente revela também que a tarifa social da eletricidade vai beneficiar 700 mil pessoas em 2025, com um total de 124 milhões de euros. Face a esta redução, admite vir a ponderar sobre os critérios de atribuição da tarifa social. No que toca ao financiamento pelo Estado da tarifa social, explica que não vai acontecer no próximo ano e só avança quando o Governo tiver a certeza de que serão os consumidores os beneficiários e não os produtores e comercializadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade vai continuar a descer em 2025, garante ministra do Ambiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião