Oitante distribui mais 55,4 milhões ao Fundo de Resolução
Depois do pagamento de um dividendo de 15,7 milhões de euros este ano, o veículo que gere ativos tóxicos do Banif vai entregar mais 55,4 milhões ao Fundo de Resolução.
O Fundo de Resolução informou esta sexta-feira que aprovou uma nova distribuição de reservas por parte da Oitante, no montante de 55,4 milhões de euros. É a segunda distribuição ao Fundo de Resolução este ano, depois do pagamento de um dividendo de 15,7 milhões de euros.
A entidade liderada por Miguel Artiaga Barbosa paga, assim, em apenas um ano, um total de 71,2 milhões de euros, como avançou o Jornal de Negócios esta sexta-feira.
O valor distribuído pela Oitante até ao final de 2024 corresponde a cerca de 31% da verba paga pelo Fundo de Resolução no âmbito da resolução daquele banco.
Com esta nova distribuição, a sociedade que gere os ativos tóxicos que eram do Banif, nota que desde 2020 já distribuiu dividendos ao Fundo de Resolução na ordem dos 150 milhões de euros (incluindo os valores deste ano).
“Os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução em resultado da sua participação de 100% no capital da Oitante contribuem para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros que este Fundo suportou na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”, lê-se no site do Fundo de Resolução.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Oitante distribui mais 55,4 milhões ao Fundo de Resolução
{{ noCommentsLabel }}