⛽ Preços dos combustíveis sobem na próxima semana até 2,5 cêntimos

O preço do gasóleo deverá subir, em média, 2,5 cêntimos, enquanto a gasolina deverá ficar mais cara 2 cêntimos por litro.

Os preços dos combustíveis vão aumentar na próxima semana, quer se trate de gasóleo ou gasolina, de acordo com fontes do setor citadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

Na previsão apresentada pelo ACP, o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, fica mais caro, em média, 2,5 cêntimos por litro na próxima segunda-feira. Este combustível terá um aumento superior ao da gasolina, cujo valor deve subir uma média de 2 cêntimos por cada litro.

Neste sentido, na hora e abastecer, o litro do gasóleo simples deverá custar 1,637 euros a partir de segunda-feira, enquanto o litro de gasolina simples 95 deverá marcar em média 1,745 euros. Estas previsões têm por base os dados dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Existem mexidas na fiscalidade que estão a ser aplicadas desde o dia 1 de janeiro, mas o Governo garantiu que essas alterações não se traduziriam num aumento dos preços dos combustíveis, procurando antes um efeito de neutralidade. A estabilidade fiscal foi confirmada ao ECO por fonte do mercado.

Apesar de dia 1 de janeiro entrar em vigor uma nova taxa de carbono, que desce para 67,395 euros/tonelada de CO2, face aos 81 euros agora em vigor, as taxas de Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) são agravadas para 481,26 euros por mil litros de gasolina e de 337,21 euros no caso do gasóleo – até aqui, os automobilistas pagavam 460,36 euros de ISP por cada mil litros de gasolina e 323,54 euros por mil litros de diesel.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo Brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Preços dos combustíveis sobem na próxima semana até 2,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião