EQT notifica Concorrência da compra do negócio de estações terrestres do Eutelsat

  • Lusa e ECO
  • 3 Janeiro 2025

O negócio-alvo "irá utilizar uma estação terrestre localizada no Caniçal, Madeira, e OneWeb SNP em Portugal", segundo a AdC.

O EQT Fund Management notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do negócio de estações terrestres do Grupo Eutelsat, segundo a informação divulgada esta sexta-feira.

“A operação de concentração consiste na aquisição indireta, pelo fundo de investimento EQT Infrastructure VI, gerido pela gestora de fundos de investimento alternativo EQT Fund Management do controlo exclusivo sobre o negócio alvo, que faz atualmente parte do grupo Eutelsat”, lê-se numa nota divulgada pela AdC.

O negócio de estações terrestres do Grupo Eutelsat inclui ativos que permitem a transmissão de dados entre a terra e os satélites em órbita situados ou utilizados nos teleportos do grupo em Portugal, França e Itália.

Em Portugal, os fundos EQT têm investimentos através de empresas de setores como serviços, tecnologia, alimentar, saúde, indústria e energia. O negócio-alvo “irá utilizar uma estação terrestre localizada no Caniçal, Madeira, e OneWeb SNP em Portugal“, segundo a autoridade liderada por Nuno Cunha Rodrigues.

A francesa Eutelsat é uma das maiores empresas de telecomunicações via satélite do mundo e detém a Eutelsat Madeira, que está registada na Zona Franca da Madeira e opera um teleporto localizado no Caniçal, na Madeira. Segundo a informação transmitida à Anacom em 2022, opera “mais de 10 estações terrenas, ligado ao controlo e monitorização da frota do grupo e ao projeto Konnect, também do grupo”.

Quaisquer observações sobre esta operação devem ser enviadas à AdC no prazo de 10 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EQT notifica Concorrência da compra do negócio de estações terrestres do Eutelsat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião