Assista à webtalk: futuro do talento e talento do futuro
André Ribeiro Pires, COO do Clan, partilhou, na webtalk "Futuro do talento e talento do futuro", quais as principais diferenças na captação e retenção de talento ao longo dos anos e no futuro.
Num mercado de trabalho em constante transformação, a captação e retenção de talento têm sido desafios cada vez mais complexos para as organizações. Para abordar este tema tão atual, André Ribeiro Pires, COO da até agora Multipessoal, foi o convidado da webtalk “O Futuro do Talento e o Talento do Futuro”. O responsável revela também que, a partir deste mês, a referida empresa de recursos humanos passará a chamar-se Clan, assumindo assim o nome do seu braço mais digital.
Durante a conversa, foram exploradas também as mudanças na forma como o talento tem sido gerido ao longo dos anos e discutidas as tendências que moldarão o futuro das relações de trabalho e do desenvolvimento profissional.
Assista a toda a conversa aqui:
“A verdade é que as perspetivas futuras não serão muito diferentes do que aconteceu este ano. Quando falamos na perspetiva do trabalho qualificado, das lideranças e da estratégia, o grande desafio tem sido a escassez de pessoas e a dificuldade em reter e atrair talento que dê resposta às necessidades específicas do mercado português“, começou por dizer André Ribeiro Pires.
Nesse sentido, o COO do Clan reforçou a importância de haver uma adaptação aos novos tempos, de forma a tornar as empresas mais atrativas, mas também uma mudança de mindset, na qual se percebe que são as empresas que devem procurar os seus trabalhadores e não o contrário: “Hoje, acho que não temos qualquer dúvida de que nós é que temos de procurar as pessoas e implementar tecnologia para otimizar processos e para chegar mais rapidamente a elas”.
Com este objetivo em mente, a Multipessoal criou o Clan, uma solução 100% digital, na qual os candidatos podem criar um perfil personalizado, procurar emprego numa área de interesse e, ainda, receber acompanhamento constante por profissionais especializados na área. “O Clan veio trazer-nos a simplicidade na relação com as pessoas, com os nossos candidatos e colaboradores. E 2025 vai abrir-nos a porta para que essa relação passe também para as empresas”, disse.
“Nós criamos a cultura de efetivamente sermos um ‘clã’ e já não faria sentido que isso não fosse a nossa principal identidade. Então, 2025 trouxe-nos aquilo que nós acreditamos ser o nosso futuro, mais concretamente os próximos 30 anos, que é sermos apenas o Clan. A Multipessoal passa, agora, a ser o Clan, porque passa a ser a nossa única identidade, que se relaciona com empresas, candidatos e colaboradores”, revelou o COO.
Com esta nova funcionalidade, a empresa passou a assumir funções na área da consultoria, de forma a poder esclarecer dúvidas que, até então, tinham de passar por muita burocracia para serem respondidas, como “explicar um recibo de vencimento”, por exemplo. Por essa razão, André Ribeiro Pires garante que a mudança é “apenas na comunicação propriamente dita” porque a essência da Multipessoal mantém-se, nomeadamente o “estar próximos das pessoas e empresas”.
“A determinada altura, com a pandemia, as empresas acabaram por colocar o teletrabalho como um benefício e não deve ser um benefício, mas sim uma configuração do trabalho. Relativamente ao desenvolvimento de uma carreira, a inovação tem sido dos fatores que mais acelera a captação de talento no mercado português. A tendência será, por isso, haver talento híbrido, já que as pessoas procuram diversas experiências e ambientes de trabalho onde, mais do que o híbrido do escritório, querem participar em projetos híbridos, diversos e diferentes ao longo do tempo”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Assista à webtalk: futuro do talento e talento do futuro
{{ noCommentsLabel }}