É oficial: Indexante usado para calcular apoios sociais sobe para 522,5 euros

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Janeiro 2025

Subida do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que é definida com base no crescimento económico e na evolução dos preços (sem habitação), vai refletir-se em várias prestações sociais.

O valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) vai ser atualizado para 522,50 euros, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, traduzindo um aumento de 2,60% em relação ao ano passado, de acordo com uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República. Esta subida fará aumentar várias prestações sociais.

Por lei, o IAS é atualizado em janeiro de cada ano com base em dois indicadores: a média do crescimento económico dos últimos dois anos e a variação média dos últimos dois meses do Índice de Preços no Consumidor (sem habitação).

“Considerando que a média da taxa de crescimento médio anual do PIB [Produto Interno Bruto] nos últimos dois anos terminados no 3.º trimestre de 2024, publicitado pelo Instituto Nacional de Estatística, foi de 2,31%, e a variação média dos últimos 12 meses do IPC, sem habitação, disponível em dezembro de 2024 foi de 2,10%, a atualização do IAS para o ano de 2025, corresponde ao valor do IPC, sem habitação, acrescido de 20% da taxa de crescimento real do PIB, com o limite de 0,5% acima do valor do IPC, sem habitação, dos últimos 12 meses, disponível em dezembro de 2024, arredondada até à primeira casa decimal, ou seja, uma taxa de atualização de 2,60%”, lê-se na portaria assinada pelos ministros das Finanças e do Trabalho.

A subida do valor do IAS irá refletir-se numa série de prestações sociais, confirmando as contas do ECO. Desde logo no montante (mínimo e máximo) do subsídio de desemprego, mas também na prestação social para a inclusão (base), no rendimento social de inserção (RSI), nos complementos por dependência, no subsídio por morte e nos limites dos escalões do abono de família.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: Indexante usado para calcular apoios sociais sobe para 522,5 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião