Morreu Jean-Marie Le Pen, o líder histórico da extrema-direita francesa

O cofundador da Frente Nacional morreu aos 96 anos num hospital em França onde estava internado há várias semanas.

Jean-Marie Le Pen, líder histórico do partido de extrema-direita francês, Frente Nacional, morreu esta terça-feira aos 96 anos, avançou a agência France Presse. O político estava hospitalizado desde novembro em Garches, Hauts-de-Seine.

“Jean-Marie Le Pen, rodeado pela sua família e amigos, foi chamado de volta a Deus ao meio-dia de terça-feira”, declarou a família num comunicado enviado à AFP.

Jordan Bardella, atual presidente do partido fundado por Le Pen lamentou a perda da figura história da extrema-direita francesa. “Sempre serviu França, defendeu a sua identidade e a sua soberania“, lê-se num post publicado na rede social X.

 

Nascido em 20 de junho de 1928 em La Trinité-sur-Mer, oeste da França, Jean-Marie Le Pen foi candidato à Presidência da França cinco vezes e chegou mesmo à segunda volta das eleições presidenciais de 2002, mas acabou por perder contra Jacques Chirac.

A sua filha, Marine Le Pen, sucedeu-lhe na liderança do partido em 2011, agora denominado Rassemblement National.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Jean-Marie Le Pen, o líder histórico da extrema-direita francesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião