Futuro secretário do Tesouro dos EUA defende independência da Fed
Scott Bessent afirma que a Reserva Federal deve ser independente para "determinar a política monetária".
O futuro secretário do Tesouro norte-americano escolhido por Donald Trump, Scott Bessent, afirmou esta quinta-feira que a Reserva Federal (Fed) deve ser independente para “determinar a política monetária”.
“Creio que o FOMC [o comité de política monetária da Fed] deve ser independente quando se trata de determinar a política monetária” do banco central, declarou Bessent, referindo que os elementos que surgiram na imprensa sobre a vontade de Trump de ter uma palavra a dizer nessa matéria eram “muito imprecisos”.
Na sua audição de confirmação no Senado, Bessent disse ainda que o programa económico do Presidente eleito dos Estados Unidos poderá ajudar a lançar uma “nova era de ouro económica”.
“Acredito que o Presidente Trump tem a oportunidade que temos uma vez por geração de lançar uma nova era de ouro económica que vai criar empregos, riqueza e prosperidade para todos os americanos“, afirmou.
Questionado sobre as sanções impostas na semana passada pela administração cessante, liderada por Joe Biden, ao setor petrolífero e de gás da Rússia, Bessent lamentou que tenham surgido num momento que considerou tardio, mas garantiu que está disposto a ir mais longe.
“Se eu for confirmado e se o Presidente Trump o solicitar, se isso fizer parte da sua estratégia para pôr fim à guerra na Ucrânia, estou totalmente disponível para reforçar as sanções, em particular contra o setor petrolífero russo, para os níveis necessários a levar a Rússia à mesa das negociações”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Futuro secretário do Tesouro dos EUA defende independência da Fed
{{ noCommentsLabel }}