Os combustíveis renováveis estão a consolidar-se como uma alternativa real para descarbonizar os eventos de lazer em Espanha

  • Servimedia
  • 17 Janeiro 2025

No ano passado, alguns dos festivais de música, eventos cinematográficos e feiras literárias assinaram acordos estratégicos com a Repsol que lhes permitiram evitar a emissão de 1.400 toneladas de CO2.

67% dos espanhóis consideram que a oferta cultural em Espanha é “muito boa ou boa”, de acordo com o último inquérito sobre cultura e estilos de vida realizado pelo CIS, que revela também que a música e a leitura são dois dos domínios culturais mais consumidos.

Este interesse da população coincide com um 2024 que tem sido marcado por um grande envolvimento por parte dos promotores de eventos culturais e de lazer, que viram nos combustíveis renováveis uma oportunidade para reduzir a sua pegada de carbono, um dos principais desafios do setor.

Durante 2024, a empresa multi-energia forneceu mais de 551 700 litros de combustível renovável, produzido a partir de resíduos orgânicos, como óleos alimentares usados ou resíduos agro-alimentares, para reduzir as emissões de CO2 até 90% em comparação com o combustível mineral que substitui.

Desta forma, festivais como o FIB, BBK, Arenal Sound, theRow ou Marenostrum Fuengirola; os emblemáticos festivais de cinema de Málaga, San Sebastián, Sitges, a gala de Goya, bem como a Feira do Livro de Madrid, foram abastecidos com o combustível 100% renovável da Repsol para cobrir as necessidades energéticas dos palcos, camarins e outras instalações destes macro-eventos durante todo o dia.

Um marco de redução de emissões de carbono para o setor do lazer que evidencia o rumo que Espanha está a tomar como um dos destinos de referência em áreas como a música, o cinema e a literatura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os combustíveis renováveis estão a consolidar-se como uma alternativa real para descarbonizar os eventos de lazer em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião