Imigração. Ana Catarina Mendes lamenta “aproximação” de Pedro Nuno Santos a “discurso da extrema-direita”

Socialista junta-se a José Luís Carneiro e Eurico Brilhante Dias nas criticas a Pedro Nuno Santos, dizendo ter "pena" que se mude "pensamento do PS" em relação à imigração.

Ana Catarina Mendes, eurodeputada e ex-ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares do Governo do PS, lamenta que Pedro Nuno Santos queira “mudar o que tem sido o pensamento do” partido dos últimos de trinta anos “sobre a política de acolhimento e integração de imigrantes” em Portugal. “Vejo com pena a aproximação ao discurso da direita e da extrema-direita“, disse a ex-governante, esta sexta-feira em declarações ao Observador.

A reação surge na sequência das declarações mais recentes do líder do PS em entrevista ao Expresso, na qual admitiu que a política migratória levada a cabo pela governação socialista teve “efeitos negativos” para o país, sobretudo no que diz respeito à criação da manifestação de interesse. Pedro Nuno Santos considerou que este mecanismo “desincentivou a procura por uma via regular ou legal”, provocou um “efeito de chamada” de imigrantes e tem a capacidade de dar azo a consequências “perversas”, rejeitando que esta seja restituída.

Mas para Ana Catarina Mendes, é “um erro” ter acabado com este mecanismo que diz “ajudar a entrada legal, e posterior regularização”, deixando “as pessoas em situação de vulnerabilidade entregues a redes de imigração ilegal”. A ex-ministra considera o mecanismo como uma resposta uma vez que a rede consular não tem a capacidade de responder aos pedidos de visto, “desde logo o visto à procura de trabalho — inscrito na revisão da lei de estrangeiros em 2022.”

Além da eurodeputada, outros socialistas têm reagido à última entrevista de Pedro Nuno Santos. José Luís Carneiro, ex-ministro da Administração Interna, criticou as declarações do secretário-geral do PS garantindo que só podem assentar “em pressupostos errados”, enquanto Eurico Brilhante Dias admite que “o léxico usado” por Pedro Nuno Santos “o deixa incomodado”.

Em reação, Pedro Nuno Santos assegura que o partido está “alinhado” no essencial e tem o apoio de Ana Gomes, que elogia a coragem demonstrada pelo líder socialista ao reconhecer os erros da governação do PS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imigração. Ana Catarina Mendes lamenta “aproximação” de Pedro Nuno Santos a “discurso da extrema-direita”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião