📹 Retrato das explorações agrícolas na União Europeia

Número de explorações agrícolas na UE caiu 37% entre 2005 e 2020. Roménia é a que tem mais explorações, mas a maior parte da produção vem de Itália, França, Alemanha e Espanha.

Num período de 15 anos, a União Europeia (UE) perdeu 5,3 milhões de explorações agrícolas. O panorama traçado pelo Eurostat a esta importante indústria mostra que, em 2020, existiam mais de 9 milhões de explorações agrícolas no conjunto dos 27 Estados-membros.

Embora a Roménia tenha registado a maior redução desde 2005, em cerca de 1,4 milhões, continua a ser o país com o número mais elevado de explorações agrícolas no bloco comunitário, num total de 2,9 milhões. Este valor é mais do dobro dos 1,3 milhões que existiam na Polónia, o segundo Estado-membro da UE com mais explorações agrícolas em 2020.

Quase dois terços dos 9,1 milhões de explorações agrícolas existentes na UE tinham uma dimensão de até 5 hectares. As explorações com 50 ou mais hectares representavam apenas 7,5% do total, mas exploravam a maior parte (68,2%) da superfície agrícola utilizada (SAU) no território europeu.

Este padrão de distribuição é mais evidente na Roménia, onde, segundo o Eurostat, “nove em cada dez explorações eram mais pequenas do que 5 hectares, mas os 0,9% de explorações com 50 hectares ou mais cultivavam um pouco mais de metade (54,0%) de toda a SAU do país”.

Também em Portugal as explorações de dimensão inferior a 5 hectares são as mais comuns (73,4% do total do país), sendo no Luxemburgo (52,7%), em França (46%), na Finlândia (33,3%), na Alemanha (31,5%) e na Dinamarca (30,9%) que se encontra um maior número de explorações agrícolas acima dos 50 hectares.

Mais de 60% da produção padrão gerada pela agricultura na União Europeia era proveniente, em 2020, de quatro países: Itália (18,1%); França (17,2%); Alemanha (12,6%); e Espanha (12,2%). Apesar de cerca de um terço do total das explorações agrícolas da UE se encontrar na Roménia, este Estado-membro é responsável por apenas 3,3% da produção padrão do setor a nível europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Retrato das explorações agrícolas na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião