Tutti Frutti. Marcelo diz que justiça tardia “não é tão justa” quanto uma mais célere

Presidente da República afirmou que "uma justiça tardia não é uma justiça tão justa quanto uma justiça rápida".

O Presidente da República considerou esta terça-feira que uma justiça tardia “não é tão justa” quanto uma mais célere. Marcelo Rebelo de Sousa pronunciava-se assim sobre a acusação de 60 pessoas pelo Ministério Público, entre elas autarcas das mais importantes juntas de freguesia de Lisboa, funcionários e empresários, no âmbito do processo Tutti Frutti.

“Toda a gente sabe que uma justiça tardia não é uma justiça tão justa quanto uma justiça rápida”, disse aos jornalistas, em Praga, em declarações transmitidas pela RTP3.

O Chefe de Estado argumentou que é por isso que se fala “tanta” na reforma da justiça. Em causa na acusação conhecida esta terça-feira estão crimes de corrupção, prevaricação, abuso de poder, tráfico de influência e participação económica em negócio, segundo a acusação, a que o ECO/Advocatus teve acesso.

As imputações relativas a Fernando Medina, ex-ministro e ex-autarca socialista, foram todas arquivadas. Entre os arguidos acusados neste caso estão o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o deputado do PSD Carlos Eduardo Reis e o ex-deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

Em autoria estão em causa três de corrupção passiva (um agravado), dois de corrupção ativa, sete de branqueamento, dois de tráfico de influência. Além das dezenas de crimes imputados aos vários arguidos, o MP pediu ainda a perda de mandato para aqueles que foram eleitos para cargos autárquicos.

Resposta a Trump exige grande “unidade” da Europa

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que a resposta da União Europeia à política comercial do presidente norte-americano, Donald Trump, exige grande unidade.

“Tem de responder rápido, em conjunto, de forma firme. Se [a administração Trump] toma medidas em determinado sentido, nós tomamos” também, disse.

O Presidente da República considerou ainda que a Europa enfrenta o desafio acrescido de não crescer e considerou que Donald Trump “é um empresário que é um ótimo negociador”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tutti Frutti. Marcelo diz que justiça tardia “não é tão justa” quanto uma mais célere

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião