Lucros da Euronext sobem para recorde de 586 milhões de euros em 2024

Resultado líquido atribuível aos acionistas, do grupo que detém a bolsa de Lisboa, aumentou 14% em relação ao ano anterior.

A Euronext, dona da bolsa de Lisboa, teve um recorde de lucros de 585,6 milhões de euros em 2024, o que representa uma subida de 14% em relação ao ano anterior. O grupo bolsista reportou esta quinta-feira o sexto ano consecutivo de aumentos no resultado líquido atribuível aos acionistas.

O crescimento de receitas da Euronext também foi a dois dígitos (+10,3%) em 2024, para os 1.626,9 milhões de euros, o que a empresa liderada por Stéphane Boujnah justifica com um “perfil de receitas diversificado”.

Nas várias categorias de receitas do grupo ao qual pertence a Euronext Lisbon, destaque para as receitas e rendimentos não relacionados com o volume, que representaram mais de metade (58%) desse valor, embora dois pontos percentuais abaixo de 2023, e cobriram 153% das despesas operacionais subjacentes.

Quanto às receitas de custódia e liquidação, cresceram 8,7% para 270,5 milhões de euros devido ao aumento dos ativos sob custódia, pela atividade de liquidação dinâmica e pelo forte crescimento dos serviços de valor acrescentado.

Por sua vez, as receitas dos serviços de dados avançados aumentaram 7,5% para 241,7 milhões de euros (+7,5%) à boleia da procura contínua de dados de negociação de rendimento fixo, dados de negociação de energia e utilização dinâmica de retalho e também pela aquisição da GRSS, de acordo com o relatório financeiro divulgado esta tarde, após o fecho dos mercados.

“As receitas de admissão à cotação cresceram para 231,9 milhões de euros (+5,1%), apesar dos ventos contrários resultantes da depreciação do NOK [coroa norueguesa]. Isto reflete o forte desempenho contínuo das soluções empresariais e a resiliência das receitas de cotação. Com 53 novas cotações de ações e mais de 14.700 novas cotações de obrigações em 2024”, lê-se no documento.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ajustado foi de 1.006,4 milhões de euros, após um crescimento homólogo de 16,4%, e a margem EBITDA ajustada foi de 61,9%, na sequência de um aumento de 3,3 pontos. Quanto à dívida líquida para o EBITDA, fixou-se nos 1,4x no final de dezembro de 2024.

Pela primeira vez, a Euronext atingiu o limiar significativo de mais de mil milhões de euros de EBITDA ajustado, um aumento de +16,4% em comparação com o ano passado. O nosso notável crescimento do lucro líquido ajustado de +16,7% em comparação com o ano passado, para 682,5 milhões de euros, sublinha a nossa rentabilidade e a nossa sólida saúde financeira.

O EPS ajustado (básico) aumentou +19,6% em 2024, para 6,59 euros por ação, em comparação com 5,51 euros por ação em 2023”, destacou o presidente do conselho de administração da Euronext.

Stéphane Boujnah garante que em 2025 a Euronext está “a construir as bases” para atingir os objetivos de crescimento para os próximos dois anos e a investir na inovação para o crescimento, exemplificando com a recente aquisição da atividade de futuros de energia nórdica da Nasdaq.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Euronext sobem para recorde de 586 milhões de euros em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião