Produção automóvel em Portugal afunda 22% no arranque do ano
Apesar de a produção em janeiro ter caído para 23.573 veículos, ACAP assinala que setor continua a ser relevante na balança comercial portuguesa, com 97,4% destes produtos a serem exportados.
A produção automóvel em Portugal caiu 21,7% em janeiro face ao mês homólogo de 2024, para 23.573 veículos, segundo dados divulgados esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Do total de automóveis produzidos no primeiro mês deste ano, 17.562 são ligeiros de passageiros (menos 26,5% face a janeiro de 2025), 5.617 ligeiros de mercadorias (-2,3%) e 394 são veículos pesados (-9,4%).
Apesar da redução, a ACAP assinalou que o setor continua a ser um elemento importante na balança comercial portuguesa, uma vez que “97,4% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações, com 87,3% da produção nacional, destacando-se Alemanha (18,4%), Itália (14,9%), Reino Unido (14,1%) e França (11,2%).
O mercado americano, com o Chile a somar uma quota de 5,2%, ocupa o segundo lugar, com 5,4% das exportações, o dobro do continente africano (2,7%), que ocupa a terceira posição entre os recetores de automóveis fabricados em Portugal.
Em relação à montagem de pesados, em janeiro foram montados oito veículos pesados – todos eles de passageiros –, o equivalente a uma quebra de 60% em termos homólogos.
A ACAP assinala que em janeiro foram exportados sete destes oito veículos montados em Portugal, tendo a Alemanha sido o único destino destas exportações.
O setor automóvel europeu enfrenta uma crise que tem forçado as grandes construtoras a avançar com programas de reestruturação e despedimentos de milhares. Portugal tem sido poupado, para já, a estes movimentos e 2024 foi o segundo melhor ano de sempre para a produção automóvel nacional.
Ainda assim, “a crise [que se vive no setor automóvel] na França e na Alemanha vai chegar a Portugal” e, com ela, os despedimentos, como avisou ao ECO o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF), Laurent Marionnet.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel em Portugal afunda 22% no arranque do ano
{{ noCommentsLabel }}