Lusiaves na corrida para ficar com espanhola dos frangos Uvesa

O grupo avícola de Leiria apresentou uma proposta à concorrente de Navarra, que está em processo de venda e tem mais dois interessados, avança esta quarta-feira o El Economista.

O grupo Lusiaves, que faz produção avícola, entrou na corrida para ficar com a empresa de frangos espanhola Uvesa. A empresa de Leiria apresentou uma proposta à concorrente de Navarra, que está em processo de venda e tem mais dois interessados, avança esta quarta-feira o jornal El Economista.

A Uvesa está na indústria alimentar há mais de 60 anos, sobretudo no segmento das aves e dos suínos, emprega cerca de duas mil pessoas e apresentou um volume de negócios de 600 milhões de euros e lucros de 27 milhões de euros em 2023. A sede é em Tudela (Navarra), mas tem unidades em Tudela e Burgos.

O negócio ainda está na ‘grelha’, até porque se somam outras duas propostas: a da El Pozo (grupo Fuertes), no valor de 312 milhões de euros, e a da ucraniana MHP, de 200 milhões de euros, que foi apresentada a 11 de dezembro de 2024. Os detalhes da oferta da empresa de Leiria ainda não são conhecidos.

Fundado em 1986 pelo empresário Avelino Gaspar, o grupo Lusiaves tem sede em Leiria e é um dos gigantes da carne em Portugal, especialmente frango. A holding conta com várias empresas, nomeadamente Meigal Alimentação, Triperu, Perugal, Lusifrota, Campo Aberto, entre outras.

No final do ano passado, a Lusiaves adquiriu as instalações da empresa Luís Silvério & Filhos na Nazaré, com mais de 12 mil metros quadrados, para construir uma nova fábrica que deverá estar operacional ainda neste primeiro trimestre de 2025. O investimento no espaço que pertencia à empresa de transformação de pescado, em Valado dos Frades, foi de 20 milhões de euros.

O ECO tentou contactar a Lusiaves, mas até ao momento não foi possível obter comentários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lusiaves na corrida para ficar com espanhola dos frangos Uvesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião