PfxBiotech levanta 9,5 milhões em programa de aceleração europeu
A biotech, sedeada na Uptec no Porto, foi uma das 71 empresas que obtiveram financiamento no programa europeu, tendo sido atribuído um total de 387 milhões.
A portuguesa PfxBiotech obteve a aprovação de 9,5 milhões de euros do programa europeu Accelerator do European Innovation Council (EIC). À ronda de financiamento de outubro do ano passado, havia 16 candidaturas de empresas nacionais, de um total e 1.211. A biotech, sedeada na Uptec no Porto, foi uma das 71 empresas que obtiveram financiamento, tendo sido atribuído um total de 387 milhões.
A startup nacional é uma das 16 deeptech nacionais tiveram financiamento aprovado no European Innovation Council (EIC) — contabilizando cerca de 91,5 milhões de euros no EIC Accelerator, o principal instrumento da iniciativa integrada no Pilar III do Horizonte Europa —, desde que o programa arrancou, em março de 2021.
O financiamento obtido será para “escalar a produção de proteínas de leite humano através de fermentação de precisão, a começar pela lactoferrina”, pode ler-se em comunicado. Esta proteína tem aplicações na área infantil, mas também em populações com necessidades nutricionais específicas como seniores e desportistas.
“A tecnologia desenvolvida permite não só a produção de proteínas de leite humano, mas igualmente de outras moléculas funcionais (no futuro) e contribuindo para superar desafios como o da sustentabilidade na produção alimentar e o bem-estar animal”, informa comunicado.
O EIC Accelerator apoia startups e PME com tecnologias disruptivas a desenvolverem os seus negócios à escala global, através de financiamento a fundo perdido até 2,5 milhões de euros, combinado com investimentos de capital próprio até 10 milhões vindo do Fundo do EIC. A participação nacional no EIC é acompanhada pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
“O desempenho de Portugal no EIC Accelerator representa uma oportunidade para impulsionar negócios deeptech de origem nacional, fomentar a atração e retenção de talento e ampliar a visibilidade das PME tecnológicas e do ecossistema nacional em mercados internacionais mais competitivos. A ANI tem vindo a reforçar o seu papel na promoção da participação nacional no EIC, particularmente no Accelerator, garantindo um compromisso contínuo no apoio às empresas com tecnologias inovadoras e disruptivas”, afirma António Grilo, presidente da ANI, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PfxBiotech levanta 9,5 milhões em programa de aceleração europeu
{{ noCommentsLabel }}