É um exit. Americana Amparo compra portuguesa Adapttech e foca no Médio Oriente e Ásia

A equipa da startup nacional foi integrada, sendo o objetivo desta combinação de empresas focar na internacionalização.

Frederico Carpinteiro é o novo CEO da Amparo

A norte-americana Amparo comprou a startup portuguesa Adapttech, que aplica a inteligência artificial na área das próteses dos membros inferiores. Com esta operação, cujo valor não foi divulgado, a empresa passa a estar presente em 40 países. Médio Oriente e Ásia são os mercados alvo.

A nova empresa pretende estender a mais países os cuidados aos pacientes que necessitam de próteses nos membros inferiores, combinando os encaixes físicos da Amparo “com os insights baseados em dados adquiridos pela Adapttech”, através de um dispositivo (o Motio StepWatch) que monitoriza a atividade dos pacientes e fornece dados à equipa clínica, auxiliando na tomada de decisões para os cuidados protésicos. A empresa passa a operar sob uma única marca: a Amparo.

“Este acordo abre enormes oportunidades de crescimento e permite-nos alcançar mais pessoas mais rapidamente, amplificando significativamente o impacto das nossas tecnologias”, diz Frederico Carpinteiro, antigo CEO da Adapttech e atual CEO da Amparo.

Wesley Teerlink assume como CTO.

Com esta compra, Wesley Teerlink, anteriormente CEO da Amparo, assume como chief technology officer (CTO), concentrando-se na inovação e no desenvolvimento de produtos, Stuart Mead mantém-se como chairman, e Diogo Lopes assume como chief marketing officer.

A empresa combinada fica com 16 pessoas especializadas em engenharia mecânica e biomédica, bem como em outras áreas, como operações, comunicação e gestão”, adianta o atual CEO ao ECO. “A equipa a Adapttech foi integrada na Amparo”, garante Frederico Carpinteiro.

“O foco continua a ser a internacionalização. O nosso objetivo é reforçar a presença nos mercados, oferecendo produtos de melhor qualidade para responder às necessidades dos utilizadores”, explica o novo CEO ao ECO.

“Recentemente, lançámos o primeiro encaixe pediátrico após identificarmos a crescente necessidade em Gaza, onde o número de crianças amputadas tem vindo a aumentar”, refere.

A ação surge no âmbito da iniciativa “Restoring Hope” — organizada pela LSN Group com apoio do Rei Abdullah II da Jordânia, da Jordanian Hashemite Charitable Organisation e dos Jordanian Royal Medical Services — em que, desde setembro de 2024, foi possível, através de unidades móveis, facultar próteses a 300 pessoas em Gaza.

“Estamos a melhorar os produtos existentes para proporcionar um melhor cuidado aos nossos utilizadores. Também temos como objetivo expandir para novos mercados, como o Médio Oriente e a Ásia”, detalha Frederico Carpinteiro quando questionado sobre os objetivos desta consolidação.

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