Lucros da Sporting SAD descem 74% para 15 milhões de euros
O volume de negócios também caiu para 128 milhões de euros no primeiro semestre do exercício 2024/2025, mas o 'merchandising' faturou mais de 9 milhões e foi o maior de sempre na história da SAD.
Os lucros da Sporting caíram 74% para 15 milhões de euros no primeiro semestre do exercício de 2024/2025, que terminou a 31 de dezembro do ano passado. A queda surge após o recorde de 58,3 milhões de euros no resultado líquido do mesmo período do ano anterior.
O volume de negócios também recuou, 28% em termos homólogos, para 128 milhões de euros. Em grande parte (74%) esta faturação justificou-se pelas receitas operacionais, excluindo transações de jogadores, que totalizaram um valor de 94,5 milhões de euros e crescem 71% face ao período homólogo.
“Este marco reflete o percurso já iniciado rumo a um crescimento sustentável a longo prazo, comunicado no Plano Estratégico Future is Coming 24-34, publicado e apresentado em setembro de 2024”, defende a SAD leonina, no relatório e contas publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Destaca-se o negócio de merchandising, cuja tendência de crescimento se mantém. No primeiro semestre desta época, o volume foi superior a 9,8 milhões de euros, o mais elevado de sempre na história da Sporting SAD, representando um aumento de 7% face ao período anterior.
Este resultado é consequência das estratégias de diversificação do portefólio de produtos e expansão da marca Sporting CP, com destaque para o lançamento de diversas edições exclusivas de equipamentos e coleções de marca própria.
A participação na renovada Liga dos Campeões da UEFA representou também um impulso significativo para as contas da SAD verde e branca. As receitas provenientes de competições europeias alcançaram 43,7 milhões de euros, um valor quase quatro vezes superior ao registado no período homólogo.
Gamebox com valor recorde de 8 milhões
A Sporting SAD revelou que a venda da Gamebox, os passes anuais para assistir aos jogos, alcançou o valor recorde de oito milhões de euros, dos quais quatro milhões foram registados no semestre em análise.
O resultado operacional fixou-se nos 24,3 milhões de euros. “O desempenho operacional registado foi impulsionado, em grande parte, pelas receitas de jogo, que atingiram 12,6 milhões de euros, refletindo um recorde de vendas tanto de bilhetes de época (Gamebox), como de bilhetes individuais (Match by Match)“, detalhou ainda a SAD dos ‘leões’, no documento enviado à CMVM.
Quanto à gestão financeira, a SAD emitiu em novembro de 2024 um novo empréstimo obrigacionista no montante de 40 milhões de euros, com uma remuneração de 5,25% e vencimento em novembro de 2028. Oito meses antes, em março de 2024, havia já emitido outro empréstimo obrigacionista, dessa vez de 50 milhões de euros, com remuneração de 5,75% e vencimento em novembro de 2027. As operações permitiram uma gestão mais flexível da tesouraria e o financiamento dos investimentos previstos no plano estratégico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Sporting SAD descem 74% para 15 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}