CUF investe 55 milhões em hospital no Barreiro e cria 300 empregos
Nova unidade hospitalar do grupo privado de saúde abre portas em 2028, com uma área superior a 12 mil metros quadrados e previsão de criar cerca de 300 postos de trabalho. Será a quarta na região.
A CUF está a construir um novo hospital na cidade do Barreiro, no distrito de Setúbal, que representa um investimento de 55 milhões de euros. O próximo hospital da CUF na margem sul do Tejo abre portas em 2028 e cria mais de 300 postos de trabalho, anunciou esta quarta-feira o grupo privado de saúde.
A unidade hospitalar ficará situada junto à estação ferroviária da União de Freguesias de Palhais e Coina – num terreno contíguo à fronteira com o concelho do Seixal – e será o quarto estabelecimento de saúde da marca CUF nesta região, a par com Almada, Montijo e a clínica médica também no Barreiro.
“Permitirá servir a população dos concelhos do Barreiro e Seixal, vai disponibilizar uma resposta clínica abrangente e diferenciada a uma área de influência de mais de 800 mil habitantes, consolidada na experiência e na excelência clínica dos seus profissionais, aliadas a uma tecnologia de ponta”, garante a empresa detida pela José de Mello Capital.
O Hospital CUF Barreiro terá uma área superior a 12 mil metros quadrados (m²) e uma oferta multidisciplinar de especialidades médico-cirúrgicas e técnicas, onde se incluem serviços de Imagiologia com a disponibilização de equipamentos para TAC, ressonâncias magnéticas, ecografias, raio-X e mamografia.
“O projeto clínico de excelência, concebido para o Hospital CUF Barreiro, reforça a presença da rede CUF na margem sul do Tejo, garantindo uma maior proximidade e aumentando o acesso a cuidados de saúde diferenciados”, disse o CEO da CUF, Rui Diniz, acrescentando que a empresa, prestes a completar 80 anos, “quer estar onde, quando e como os portugueses precisam de respostas às suas necessidades de saúde”, pelo que este “é mais um passo na estratégia de proximidade às populações”.
No início do ano passado, a CUF inaugurou uma clínica no Barreiro, decorrente da aquisição da Clínica de Saúde do Barreiro, localizada junto ao Mercado Municipal 1º de Maio. No entanto, as instalações eram temporárias e, quatro meses mais tarde, iniciaram-se as obras de um novo espaço com uma área superior a 1500 m² com 25 gabinetes de consulta, exames ou tratamento de várias especialidades.
“A Câmara Municipal do Barreiro informa que já tiveram início as obras de construção da unidade de saúde CUF, na Quinta das Canas, na Freguesia de Santo André. A obra terá uma duração prevista de 12 meses”, informava à data a autarquia, numa publicação no Instagram.
Ainda em 2025, a clínica do Barreiro terá novas instalações construídas de raiz e, daqui a três anos, essa unidade de ambulatório será acompanhada por este novo hospital com outra dimensão e com o dobro das pessoas empregadas.
O que vai ter o hospital CUF no Barreiro:
- 56 gabinetes de consultas e exames
- Imagiologia de última geração e exames de especialidade
- Hospital de dia oncológico
- Três salas de bloco operatório
- 34 camas de internamento
- Unidade de cuidados intermédios com seis camas
- Atendimento permanente de adultos e crianças (pediátrico)
- Mais de 300 lugares de estacionamento
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro classificou como “importante” este anúncio, porque traz resposta às necessidades de saúde da população e cria três centenas de postos de trabalho. Em declarações à agência Lusa, Frederico Rosa salientou que a autarquia tem vindo a investir em novos equipamentos de saúde públicos, como a construção de dois centros de saúde de raiz e a reabilitação de outros dois, mas também vê com bons olhos o investimento privado agora anunciado.
“A saúde é realmente um dos principais indicadores da qualidade de vida e, por isso, na estratégia municipal, estes polos são sempre bem vistos quando são completamente diferenciadores, não só ao nível da criação direta de postos de trabalho, mas também ao nível do investimento que vão proporcionar na zona”, referiu.
Notícia atualizada às 17h59 com comentário da Câmara Municipal do Barreiro
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CUF investe 55 milhões em hospital no Barreiro e cria 300 empregos
{{ noCommentsLabel }}