Criptoativos ganham terreno no sistema bancário americano

Os bancos supervisionados pelo regulador bancário dos EUA já não precisam de pedir permissão para explorar o universo das criptomoedas. Porém, isso não significa ausência de supervisão.

O Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), uma das principais entidades reguladoras bancárias nos EUA, anunciou esta sexta-feira uma decisão que promete agitar o setor financeiro: as instituições supervisionadas pela agência podem agora envolver-se em atividades relacionadas com criptomoedas sem necessidade de obter aprovação prévia.

A medida, descrita num novo documento oficial, representa uma reviravolta face à abordagem mais restritiva adotada nos últimos anos. “Com a ação de hoje, o FDIC está a virar a página sobre a abordagem falhada dos últimos três anos”, afirma Travis Hill, presidente interino da agência em comunicado.

A decisão surge como parte de um esforço para modernizar a supervisão bancária e preparar o setor para um futuro onde as tecnologias emergentes, como blockchain e ativos digitais, desempenham um papel cada vez mais central.

Até agora, as instituições financeiras interessadas em explorar atividades relacionadas com criptomoedas tinham de passar por um processo de aprovação prévia junto do FDIC.

Segundo o documento, “as instituições supervisionadas pelo FDIC podem envolver-se em atividades permitidas, incluindo aquelas envolvendo novas e emergentes tecnologias como criptoativos e ativos digitais, desde que gerem adequadamente os riscos associados”. Em outras palavras, os bancos têm agora maior liberdade para inovar no universo cripto, mas continuam obrigados a implementar práticas sólidas de gestão de risco.

A decisão do FDIC é um marco regulatório, gerando maior liberdade aos bancos, mas a agência sublinha que esta maior flexibilidade não significa ausência de supervisão.

O FDIC compromete-se a continuar a trabalhar com outras entidades reguladoras para desenvolver orientações adicionais que assegurem que as atividades relacionadas com criptoativos sejam conduzidas de forma responsável.

“O FDIC espera emitir orientações adicionais no futuro para fornecer maior clareza sobre o envolvimento dos bancos em atividades específicas relacionadas com criptomoedas”, lê-se no documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criptoativos ganham terreno no sistema bancário americano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião