“Se fosse pelo salário, já não tínhamos executivos em Portugal”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast que se debruça em entrevistas quinzenais sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.
Apesar de os salários oferecidos em Portugal (ainda) compararem mal com os garantidos noutros países, Portugal tem executivos e gestores de ótima qualidade. Quem o diz é Soledade Carvalho Duarte, managing director da Transearch Portugal, no novo episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro“, o primeiro da temporada especial sobre rendimentos. Também neste episódio, o professor Miguel Ferreira, da Nova SBE, alerta para os baixos níveis de literacia financeira em Portugal e deixa recomendações.
“Se fosse pelo salário, já não tínhamos executivos em Portugal. Em qualquer parte do mundo, ganham mais do que aqui”, salienta a especialista em recrutamento executivo, que frisa que, por cá, ainda se vê pelo ângulo errado as remunerações dos líderes de topo. Ou seja, em vez de se olhar para a riqueza e emprego que geram, o foco está apenas nos euros.
No podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Soledade Carvalho Duarte revela também quais os fatores de atração de executivos, sublinhando que o salário está em quarto ou quinto lugar, ainda que haja diferenças entre gerações e momentos de vida.
-
Soledade Carvalho Duarte, managing director da Transearch Portugal, em entrevista ao podcast do ECO "Trinta e Oito vírgula Quatro" Hugo Amaral/ECO -
Miguel Ferreira, professor da Nova SBE, em entrevista ao podcast do ECO "Trinta e Oito vírgula Quatro" Hugo Amaral/ECO -
Soledade Carvalho Duarte diz que salário é o quinto fator considerado no recrutamento executivo. Hugo Amaral/ECO -
Miguel Ferreira avança que programa que coordena já recebeu seis mil candidaturas. Hugo Amaral/ECO
Também neste episódio, o professor Miguel Ferreira, coordenador do programa de literacia financeira da Nova SBE, faz um diagnóstico do que se encontra em Portugal (é um dos piores cenários da Europa) e deixa recomendações, tanto para quem está agora a começar a sua carreira, como para quem já se aproxima da reforma.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Nesta temporada especial (de nove episódios, entre abril e junho), vamos explorar essa questão do ponto de vista dos rendimentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Se fosse pelo salário, já não tínhamos executivos em Portugal”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}