As fábricas de hidrogénio verde Hygreen e de baterias de lítio Sermatec estarão operacionais em Málaga até ao final de 2026

  • Servimedia
  • 14 Abril 2025

O projeto visa reproduzir em Espanha as fábricas que as empresas já possuem na China.

As fábricas das empresas chinesas Hygreen, dedicada à produção de hidrogénio verde, e Sermatec, que fabrica baterias de lítio, pretendem começar a funcionar no final de 2026 na cidade de Humilladero, em Málaga.

O projeto, liderado pelo empresário malaguenho Javier Romero, fundador do fundo ChinaLink SGE, acionista de ambas as empresas, terá um investimento superior a 150 milhões de euros e iniciará a sua atividade com cerca de 350 trabalhadores, embora os seus promotores prevejam que, quando atingir o pico da sua produção, possa chegar aos 2.000 empregados, segundo o Hygreen Espanha.

Javier Romero, também presidente da Hygreen España, assegura que existe um grande entusiasmo por estes projetos em Málaga e sublinha que “ambas as fábricas serão réplicas gémeas das fábricas que estas empresas têm na China, com o mesmo nível de capacidade de produção e estarão entre as maiores da Europa no seu setor. Estas duas fábricas serão, sem dúvida, um valor acrescentado para a economia”.

Os projetos serão desenvolvidos num prazo de 18 a 24 meses a partir do início da construção. A fábrica da Hygreen produzirá componentes para a produção de hidrogénio verde (electrolisadores) e a fábrica da Sermatec será especializada no fabrico de baterias de lítio. Ambas estarão localizadas no Technopark Humilladero, com o qual já foi fechada a opção de compra de dois lotes de 18.500 e 19.000 metros quadrados que albergarão as fábricas da Hygreen e da Sermatec. Os terrenos são contíguos mas independentes, uma vez que as duas empresas são diferentes, embora partilhem o mesmo diretor em Espanha, Javier Romero.

A fábrica Hygreen, com um investimento de 78 milhões de euros, será responsável pelo fabrico de equipamentos para o posterior fabrico de hidrogénio verde noutras fábricas e terá uma produção inicial de 5.000 megawatts por ano de eletrolisador, Romero sublinha “que o hidrogénio verde beneficia segmentos como a agricultura, porque os fertilizantes feitos com este sistema oferecem um valor adicional à produção de 30%”.

A Sermatec, por seu lado, terá um investimento de 75 milhões de euros. As baterias de lítio são uma tecnologia crítica que tem como objetivo aumentar a penetração das energias renováveis na Europa. A sua produção inicial será de cinco GWh por ano e, segundo Javier Romero, “irá melhorar a entrada das energias renováveis na Andaluzia, uma vez que as baterias de lítio irão acelerar a ligação de fontes solares e eólicas que estão atualmente pendentes, uma vez que dependem da rede elétrica”.

As empresas garantem que o impacto ambiental na zona será positivo porque ambas as fábricas são neutras em termos de carbono e serão cem por cento auto-suficientes em energias renováveis. Num único ano de produção, evitarão a emissão de quase dois milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera, de acordo com os seus números.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As fábricas de hidrogénio verde Hygreen e de baterias de lítio Sermatec estarão operacionais em Málaga até ao final de 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião