EDP perdeu quase 70 mil clientes em Portugal no primeiro trimestre

A elétrica portuguesa, que aumentou a produção de eletricidade em 5% no primeiro trimestre do ano, continua a perder clientes no mercado de eletricidade nacional.

A EDP fechou o primeiro trimestre do ano com menos 68 mil clientes no mercado de eletricidade em Portugal, segundo mostram os dados operacionais previsionais da elétrica, divulgados esta segunda-feira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A elétrica fechou o mês de março com 3,499 milhões de clientes no mercado liberalizado, menos 47 mil que no final de 2024. Já no mercado regulado, a empresa liderada por Miguel Stilwell contava com 839 mil clientes, menos 21 mil que os 860 mil registados a 31 de dezembro de 2024. Contas feitas, a EDP perdeu 68 mil clientes em três meses,

“A diminuição do número de clientes de eletricidade da EDP no mercado liberalizado Portugal abrandou de -71 mil no primeiro trimestre de 2024 para -47 mil no primeiro trimestre de 2025, após um aumento de 5% nas aquisições de novos clientes e uma redução substancial de 10% nas saídas de clientes” no período, adianta a empresa nos dados previsionais dos primeiros três meses do ano.

A empresa, que aumentou a sua produção de eletricidade em 5% no primeiro trimestre, explica que a eletricidade distribuída na Península Ibérica aumentou 3% em termos homólogos e o número de clientes ligados à rede aumentou 1% em termos homólogos.

“Particularmente em Portugal, continua-se a observar um forte crescimento nos pedidos de ligação associados à transição energética, nomeadamente para novas conexões de energia renovável, com um aumento de 16% face ao período homólogo, e para novos pontos de mobilidade elétrica que registaram um aumento de 30% face ao mesmo período do ano anterior”, refere o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP perdeu quase 70 mil clientes em Portugal no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião