Inquérito sobre subidas de preços inquieta a Reserva Federal dos EUA
Empresas já estão a ser avisadas pelos fornecedores que preços vão aumentar. Compra de carros nos EUA subiu, com os consumidores a anteciparem aumentos de preços devido à subida das taxas.
As perspetivas em torno da economia norte-americana pioraram, devido à crescente incerteza causada pelas tarifas anunciadas pela administração Trump e vão levar a um aumento dos preços dos bens que chegam ao país, conclui o Livro Bege da Reserva Federal dos EUA, divulgado esta quarta-feira.
O mais recente inquérito do banco central às empresas sobre a economia mostra ainda que muitas empresas já foram avisadas pelos fornecedores que os preços vão subir, com os consumidores a comprarem mais carros antes das tarifas, ao passo que o turismo está a baixar.
O relatório divulgado pela entidade presidida por Powell revela que “a atividade económica pouco mudou desde o relatório anterior, mas a incerteza em torno da política comercial internacional foi generalizada nos relatórios“.
As empresas apontam quebras no consumo, excluindo automóveis, cujas vendas aumentaram, com os consumidores a acelerarem os negócios para evitar aumentos de preços, devido às tarifas de 25% anunciadas para o setor. Já o setor do consumo observou quebras, com vários distritos a reportaram “uma queda nos visitantes internacionais”.
O relatório revela ainda que as empresas estão a antecipar um aumento dos custos e “muitas empresas já receberam notificações de fornecedores a informarem que os custos vão aumentar“, sendo que a maioria admite que vai passar estes aumentos aos consumidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inquérito sobre subidas de preços inquieta a Reserva Federal dos EUA
{{ noCommentsLabel }}