Espanhóis que gerem hospital de Cascais querem continuar a crescer em Portugal
A gestora do hospital de Cascais vê oportunidades no lançamento de novos concursos para PPP no país.
O grupo Ribera Salud, que gere a Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital de Cascais, identifica oportunidades nos novos concursos para PPP que o governo português pretende retomar este ano.
A gerir o hospital de Cascais desde o final de 2022, o operador espanhol quer continuar a crescer em Portugal, posicionando-se para concorrer aos novos concursos de PPP em hospitais portugueses. Em entrevista ao jornal Expansión, Elisa Tarazona, CEO do grupo Ribera, refere o atual governo português, que vai a eleições no próximo domingo, anunciou a intenção de colocar em concurso mais quatro áreas da saúde, o que representaria uma oportunidade para a sua empresa.
O Executivo de Luís Montenegro anunciou em março que quer retomar as parcerias público-privadas (PPP) em cinco hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS): Braga, Loures, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Garcia de Orta.
A decisão do Governo de avançar com estes cinco novos concursos foi tomada no Conselho de Ministros de 7 de Março, o último antes da discussão da moção de confiança e pretende repor a gestão privada em quatro destes hospitais e juntar a unidade de Almada. Atualmente, apenas o hospital de Cascais está em PPP.
O contrato de gestão da PPP com a Ribera Salud foi adjudicado no verão de 2022, mas a concessão só começou a funcionar no início de 2023. Antes disso, a PPP do Hospital de Cascais foi gerida durante 14 anos pelo grupo Lusíadas Saúde, que desistiu do novo concurso, por já não estar garantida a sustentabilidade económica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanhóis que gerem hospital de Cascais querem continuar a crescer em Portugal
{{ noCommentsLabel }}