Águas de Portugal teve lucro de 102,7 milhões em 2024, em linha com 2023

  • Lusa
  • 17:32

O Grupo AdP, liderado por Carmona Rodrigues, reduziu em 120 milhões de euros a dívida financeira líquida e o investimento totalizou 196,2 milhões de euros em 2024.

O grupo Águas de Portugal (AdP) teve um lucro consolidado de 102,7 milhões de euros em 2024, um resultado em linha com o registado no ano anterior.

Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a empresa indica que o volume de negócios do grupo ascendeu a 830,2 milhões de euros, o que traduz um crescimento homólogo de 5%, devido essencialmente ao aumento das atividades de saneamento.

No ano em análise, os gastos operacionais aumentaram 3,3% (mais 14,8 milhões de euros) face a 2023, tendo esta evolução sido condicionada, refere a empresa, pelos efeitos da crise geopolítica e também pela subida dos gastos com a manutenção e conservação de infraestruturas e aumento do gasto com pessoal, na sequência do efeito da massa salarial por efeito do Acordo de Rendimentos e do Acordo de Empresa.

Por seu lado, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 7,7%, para 357,7 milhões de euros. Em 2024, o Grupo AdP reduziu em 120 milhões de euros a dívida financeira líquida e o investimento totalizou 196,2 milhões de euros. Segundo a mesma informação, grande parte do investimento realizado visou a requalificação de infraestruturas de abastecimento ou de saneamento, tendo ainda sido realizados novos investimentos nas áreas da transformação digital, transição energética e economia circular.

Citado no comunicado, o presidente da AdP, António Carmona Rodrigues, refere que a intensificação dos fenómenos extremos e a escassez hídrica representam uma das “maiores ameaças à segurança” do abastecimento de água e que o grupo que lidera “tem procurado responder a estes desafios com soluções estruturais, alicerçadas em investimento, inovação e compromisso com o bem público”, sendo que o futuro “exigirá mais ambição, mais cooperação e uma visão clara”.

Detido integralmente pelo Estado português, o Grupo AdP – Águas de Portugal foi fundado em 1993, sendo atualmente integrado por 19 empresas, incluindo 13 entidades gestoras de sistemas multimunicipais e parcerias, que operam em 222 municípios de Portugal continental, servindo cerca de oito milhões de pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Águas de Portugal teve lucro de 102,7 milhões em 2024, em linha com 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião