UEFA multa FC Porto em 750 mil euros por incumprimento de regra financeira
Clube liderado por André Villas-Boas arrisca multa de 4,25 milhões caso não cumpra o indicador de estabilidade financeira.
O FC Porto foi multado pela UEFA em 750 mil euros por incumprimento de um indicador de estabilidade financeira, com os portistas a arriscarem uma coima de 4,25 milhões caso não corrijam a falha, segundo anunciou a SAD dos dragões esta sexta-feira.
Em causa está o facto de o FC Porto ter apresentado um desvio negativo acumulado de 50 milhões de euros no que toca ao “football earnings” face ao limite regulamentar, nos últimos dois exercícios completos, terminados em junho de 2024.
Esta situação levou o Comité de Controlo Financeiro da UEFA a abrir um procedimento ao clube liderado por André Villas-Boas, no âmbito do qual os portistas apresentaram medidas de correção e um plano de sustentabilidade financeira a médio prazo que “possibilite o cumprimento deste indicador de forma consistente já a partir do exercício 2024/25”, conta a SAD no comunicado enviado ao mercado.
A SAD realça que já conseguiu demonstrar à UEFA que vai reduzir “de forma substancial o desvio negativo dos dois exercícios anteriores”, citando os resultados positivos no primeiro semestre do exercício 2024/25 – terminado em dezembro, a melhoria dos resultados operacionais e ainda a venda de passes dos jogadores.
Neste contexto, a SAD lembra que o incumprimento das regras de fair-play financeiro poderia dar lugar a sanções desportivas ou restrições de gastos por um período relativamente longo.
Não foi esse o caso, com a UEFA a aplicar “apenas” uma multa efetiva de 750 mil euros e uma multa condicional de 4,25 milhões, “a qual nunca será devida caso o FC Porto cumpra o indicador de estabilidade no período de monitorização de 2025/2026, correspondendo aos exercícios 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025”.
“O FC Porto reitera a sua determinação para que as regras e regulamentos a que o clube está sujeito, em particular as que dizem respeito ao regulamento Financial Sustainability da UEFA, sejam sempre rigorosamente cumpridas”, adianta ainda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UEFA multa FC Porto em 750 mil euros por incumprimento de regra financeira
{{ noCommentsLabel }}