EUA estão perto de fechar vários acordos comerciais antes do prazo final de 9 de julho
Informação foi avançada pelo secretário do Tesouro americano, que sinalizou ainda vários anúncios nos próximos dias. Trump irá enviar também cartas a 100 países com os quais os EUA têm pouco comércio.
Os Estados Unidos estão perto de fechar vários acordos comerciais antes do prazo final de 9 de julho, anunciou este domingo o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, prevendo vários anúncios importantes nos próximos dias, de acordo com a Reuters.
Bessent disse ao programa “State of the Union” da CNN que o presidente Donald Trump também irá enviar cartas a 100 países com os quais os EUA não têm muito comércio, notificando-os de que passarão a ser aplicadas tarifas mais altas caso não existam progressos, inicialmente definidas em 2 de abril e depois suspensas até 9 de julho.
“O presidente Trump irá enviar cartas a alguns de nossos parceiros comerciais sinalizando que se não houver avanços, então, a 1 de agosto irão regressar aos níveis de tarifas de 2 de abril. Acho que veremos muitos acordos muito rapidamente“, disse Bessent à CNN.
Contudo, o presidente do Conselho de Assessores Económicos da Casa Branca, Stephen Miran, ao programa “This Week” da ABC News, salientou que os países precisam de fazer cedências para terem tarifas mais baixas. “Ouço boas coisas sobre as negociações com a Europa. Ouço coisas boas sobre as negociações com a Índia”, disse Miran. “E, portanto, espero que vários países que estão em processo de fazer essas cedências… possam ver as datas prorrogadas“, acrescentou.
Bessent disse à CNN que a Administração Trump está focado em 18 importantes parceiros comerciais que respondem por 95% do défice comercial dos EUA, mas realçou que existiu “muita demora” entre os países na finalização de acordos comerciais.
Este fim-de-semana continuam a decorrer as negociações entre os Estados Unidos e uma delegação da Comissão Europeia, em Washington. Se não for alcançado um acordo até 09 de julho, o Presidente norte-americano poderá duplicar as taxas das importações da UE para 20%, ou mesmo aumentá-las para 50%, como anunciou em maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA estão perto de fechar vários acordos comerciais antes do prazo final de 9 de julho
{{ noCommentsLabel }}