Força Aérea só fez cinco dos 14 pedidos do INEM para helitransporte
Entre o início da parceria, a 1 de julho, e a passada segunda-feira, a Força Aérea recebeu 14 pedidos das unidades do CODU para helitransportar vítimas, mas apenas realizou cinco, segundo o Expresso.
O apoio da Força Aérea Portuguesa (FAP) ao helitransporte civil de emergência pré-hospitalar está a ser residual. Segundo o Expresso (acesso pago), desde o início da parceria com o INEM, a 1 de julho, e até às 14h00 de segunda-feira, o Comando Aéreo da FAP recebeu 14 pedidos das unidades do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para helitransportar vítimas para os hospitais públicos, mas apenas realizou cinco (o que corresponde a 35% do total de acionamentos pedidos).
A reduzida intervenção dos militares deve-se, essencialmente, à incapacidade de assegurarem a missão no tempo clínico ajustado, ou seja, inferior à demora do transporte terrestre. O INEM garante que, “caso se verifique que o helitransporte não pode realizar-se por qualquer motivo, o CODU procura sempre uma alternativa igualmente viável e que tenha o menor impacto no estado de saúde do doente”.
O ministro da Defesa recusa que a Força Aérea tenha falhado. “Todas as respostas solicitadas à FAP foram dadas no tempo previsto e de acordo com as solicitações anteriormente definidas ao nível do CODU”, afirma Nuno Melo, acrescentando que “a FAP está ao serviço do povo português, garantindo respostas onde não existam alternativas, com elevado estado de prontidão, equipas qualificadas e em permanência”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Força Aérea só fez cinco dos 14 pedidos do INEM para helitransporte
{{ noCommentsLabel }}