“Made for Germany”. Empresas prometem investir 631 mil milhões de euros na Alemanha até 2028

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15:18

Mais de 60 empresas alemãs garantiram ao Governo de Friedrich Merz fazer investimentos no valor total de 631 mil milhões de euros para ajudar a recuperar economia do país.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, reúne-se esta segunda-feira com representantes de 61 empresas que, no seu conjunto, prometeram investir 631 mil milhões de euros até 2028 para restaurar a confiança na economia do país.

As empresas presentes, que incluem o Deutsche Bank e a Siemens, vão apresentar a Merz e ao ministro das Finanças, Lars Klingbeil, a sua iniciativa “Made for Germany”.

Os 631 mil milhões de euros incluem investimentos de capital, despesas de investigação e desenvolvimento (I&D) e ainda compromissos de investimento internacional, de acordo com as empresas.

A economia alemã, a maior da Zona Euro, está em recessão há dois anos consecutivos e as previsões dos analistas antecipam que 2025 será mais um ano difícil, com projeções de crescimento entre as mais fracas dos países desenvolvidos.

Em declarações ao jornal Handelsblatt, o CEO da Siemens, Roland Busch, esclareceu que o dinheiro anunciado pelas empresas é “capital novo, mas também capital que já foi comprometido”, acrescentando que é preciso “coragem para mudanças estruturais na política e [que] é imperativo que sejam dados grandes passos”.

Espera-se que as empresas, presentes na reunião desta segunda-feira, pressionem o Governo alemão a aprovar mais rapidamente projetos de infraestruturas e medidas para combater a escassez do mercado de trabalho na Alemanha.

O Governo liderado por Merz, por sua vez, adiantou que a reunião se irá focar em como melhorar o clima de investimento e a atratividade da Alemanha como destino de negócios.

Os investimentos da iniciativa são um sinal muito poderoso de que estamos a viver uma mudança de sentimento e a consolidá-la. A mensagem é muito clara: a Alemanha está de volta. Vale a pena investir novamente na Alemanha. Não somos um lugar do passado, mas um lugar do presente e, acima de tudo, do futuro”, afirmou o chanceler alemão.

O líder conservador fez da revitalização da economia alemã uma das suas principais prioridades desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, sublinhando, numa conferência de imprensa na semana passada, que a sua coligação estava a “levar a questão da redução da burocracia muito a sério”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Made for Germany”. Empresas prometem investir 631 mil milhões de euros na Alemanha até 2028

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião