Viagens dos portugueses ao estrangeiro aumentaram 18,5% no início do ano
Entre janeiro e março, o principal motivo das deslocações dos residentes foi a visita a familiares e amigos, mas o segmento de negócios destaca-se com a maior subida trimestral.
As viagens de portugueses ao estrangeiro registaram um crescimento homólogo de 18,5% nos primeiros três meses do ano, para um total de 710,5 mil, enquanto as deslocações dentro de território nacional aumentaram 15,6% no mesmo período, totalizando 4,5 milhões.
Os dados, divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que o total de viagens realizadas pelos residentes foi de 5,2 milhões no primeiro trimestre, mais 16% do que um ano antes. O número de viagens aumentou em todos os meses do trimestre: +36,0% em janeiro; +15,9% em fevereiro; e apenas +0,7% em março.
Evolução homóloga das viagens dos portugueses a nível trimestral e por destino

O gabinete estatístico detalha que 86,3% das deslocações dos portugueses entre janeiro e março ocorreram em território nacional, pelo que 13,7% tiveram como destino outro país.
O principal motivo das deslocações dos turistas nacionais nos primeiros três meses de 2025 foi “visita a familiares ou amigos”, correspondendo a 2,1 milhões de viagens (+0,5%), seguindo-se as que se deveram “lazer, recreio ou férias” (+25,4%).
Já as viagens por motivos “profissionais ou de negócios”, embora com um peso menor, de 12,5%, nas deslocações dos residentes, totalizando 647,4 mil, foram o segmento que mais cresceu (+48%).
Nas deslocações em território nacional, a “visita a familiares e amigos” foi a principal motivação dos residentes para viajar, enquanto nas deslocações ao estrangeiro foi o “lazer, recreio ou férias” que motivou a maioria das viagens dos portugueses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Viagens dos portugueses ao estrangeiro aumentaram 18,5% no início do ano
{{ noCommentsLabel }}